Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Onde posso obter informações sobre Conciliadores no Juizado Especial?

O conciliador é a pessoa que, de uma maneira imparcial, ajuda na negociação entre as partes envolvidas no conflito, a fim de se chegar a um acordo sobre os interesses em questão. A função de conciliador não é remunerada.

Para participar como conciliador nos Juizados Especiais, preferencialmente, a pessoa deve ser bacharel em direito, psicologia ou serviço social, ou ser estudante de qualquer dessas áreas, a partir do 3º período, desde que tenha disponibilidade de tempo e compatibilidade para a atividade conciliatória.

São impedidas de serem designadas conciliadoras as pessoas que exercem atividade político-partidária, assim como aquelas que desempenham atividade de advocacia perante o Juizado Especial em que pretendem atuar como conciliadoras.

Em Belo Horizonte, as inscrições podem ser feitas na av. Juscelino Kubitscheck, 3.250 (Via Expressa) - Bairro Coração Eucarístico. O telefone é (31) 3419-2300.

A inscrição também pode ser feita pela internet. Siga os procedimentos: baixe e salve em seu computador o formulário de inscrição, preencha atentamente todo o formulário, em um editor de textos (Word, OpenOffice etc.), envie o formulário preenchido, como anexo, em uma mensagem, para o endereço eletrônico: selecao.conciliador.bh@tjmg.jus.br

Aguarde a confirmação do processamento de sua inscrição. O contato será feito pelo endereço de e-mail ou telefone indicados no formulário.

No Portal TJMG, acesse Cidadão »Serviços » Conciliador Voluntário.

cidadao.jpg