Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Programa Descubra do TJMG é apresentado a lideranças de Patrocínio

Iniciativa envolve diferentes setores da sociedade para assistência a jovens


- Atualizado em Número de Visualizações:
not-juiz-Sherlon-Santos.jpg
Juiz Serlon Santos falou sobre a importância do Programa Descubra e a necessidade de diferentes setores da sociedade se envolverem em sua execução (Crédito: Divulgação/TJMG)

Na manhã desta quarta-feira (24/11), foi realizada em Patrocínio, com participação do juiz Serlon Silva Santos, da Vara Criminal e da Infância e Juventude da comarca, reunião para apresentação do Programa Descubra. A iniciativa integra o Projeto de Interiorização do Programa de Incentivo à Aprendizagem Profissional de Minas Gerais, instituído por meio de acordo de cooperação técnica em 2019.

O juiz Gustavo Moreira, diretor do foro e titular da 1ª Vara Criminal e de Execução Penal da Comarca de Patrocínio, falou sobre o projeto. Representante do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) no Programa de Interiorização Descubra, o magistrado explicou que a iniciativa se propõe a desenvolver ações articuladas para ampliar as oportunidades de inclusão de adolescentes e jovens em condição de vulnerabilidade.

Ele disse ainda que a ação visa, especialmente, aqueles em cumprimento ou egressos de medidas socioeducativas, em situação de acolhimento institucional ou resgatados de situação de trabalho infantil, em programas de aprendizagem e cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional em todo o Estado de Minas Gerais.

Durante a reunião, o vice-prefeito Humberto Donizete Ferreira, o Bebé, reafirmou o compromisso do município com as ações que promovam mais dignidade e justiça social, sendo parceiro de primeira hora para que o Programa Descubra seja efetivado em nosso município. “Os dados de reincidência de infratores na criminalidade é grande, devido à falta de políticas públicas de acolhimento e oportunidade capazes de transformar a vida desses jovens, por isso precisamos abraçar essa parceria”, afirmou.

O juiz Serlon Silva Santos afirmou a necessidade do envolvimento de toda a sociedade na proposta. “A promoção do acesso de adolescentes e jovens em condições de vulnerabilidade social aos cursos de educação profissional necessita de um trabalho de sensibilização e engajamento junto aos empresários, instituições, escolas, famílias, comunidade, sociedade civil organizada, de forma que cada um compreenda sua parcela de contribuição priorizando o bem comum que é a reinserção social e a cidadania do jovem do sistema socioeducativo”, disse o magistrado.

Também participaram do evento o secretário municipal de Desenvolvimento Social, pastor Alaércio Rodrigues Luzia, que será responsável por organizar um comitê para adesão ao programa; o capitão Severo, representando a Polícia Militar; o subtenente Marcos Adriano, chefe de Instrução do TG 04 020; Luzia Paiva, superintendente regional de Ensino; Wander Júnior de Carvalho, presidente do Sindcomércio; Gilberto Faria, presidente do Sindicato dos Contabilistas; Patrícia Fonseca, representando o Senac; Shirleyne Souza, da Rede Cidadã, além de secretários municipais, vereadores, representantes do Centro de Apoio ao Adolescentes de Patrocínio (CIAAP), empresas e imprensa.

Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial