Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Vigilante de Monte Carmelo dá exemplo de solidariedade no Natal

Funcionário arrecada roupas, alimentos e brinquedos para fazer a alegria de crianças


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-arrecada_os-monte-carmelo.jpg
O gesto de solidariedade de Valdimar irá proporcionar um Natal mais feliz para as crianças carentes de Monte Carmelo

“Amor ou compaixão pelos necessitados ou injustiçados, que impele o indivíduo a prestar-lhes ajuda moral ou material”. Essa é uma das definições de um sentimento cada vez menos comum nos dias de hoje: a solidariedade. Porém, um belo exemplo de sensibilização frente ao sofrimento alheio é o trabalho realizado pelo vigilante do fórum de Monte Carmelo Valdimar Soares. Há três anos, quando o Natal se aproxima, ele recolhe várias espécies de donativos, entre eles muitos brinquedos, para serem destinados a crianças carentes da região.

Funcionário do fórum há nove anos, Valdimar conta que a iniciativa surgiu da vontade de ajudar ao próximo, principalmente as crianças, muitas vezes a parte mais afetada em situações de miséria e pobreza. Ele percebeu em seu ofício de vigilante a oportunidade perfeita de, sem muita dificuldade, conseguir arrecadar alimentos, roupas e brinquedos, e também de encontrar uma boa destinação para esses itens, de forma que chegassem a quem realmente precisa.

Ele começou o trabalho em 2016, conversando com advogados e servidores do fórum e tentando sensibilizar as pessoas sobre a importância de um simples gesto de doação.  “Uma peça de roupa, um brinquedo, um saco de arroz. Coisas que pra gente significam quase nada em termos financeiros podem fazer toda a diferença para quem recebe”, diz Valdimar, que, já no primeiro ano, conseguiu arrecadar muitos donativos, superando suas expectativas.

Ano passado, o vigilante intensificou a divulgação de seu projeto e, além dos pedidos presenciais, colocou mensagens nas redes sociais e em grupos de WhatsApp.  O resultado surpreendeu: foram arrecadados mais de 500 brinquedos e 500 quilos de feijão, que foram entregues ao Conselho Tutelar para serem distribuídos para as famílias e crianças mais necessitadas da região e para as creches do município. Este ano já foi arrecadada uma quantidade expressiva de brinquedos.

A dedicação do vigilante em conseguir os donativos para as crianças chamou a atenção de todos no Fórum, inclusive dos magistrados. O diretor do foro da comarca, juiz João Marcos Lucchesi, e a juíza 1ª Vara Cível, Criminal e da Infância e da Juventude, Tainá Cruvinel, são incentivadores do projeto de Valdimar.

A juíza Tainá Cruvinel diz que os gestos de solidariedade sempre despertam a sua admiração. “Quando vi o empenho do Valdimar na arrecadação de brinquedos e o carinho no momento da distribuição, fiquei sensibilizada. Acredito que devemos percorrer a vida compartilhando amor e praticando boas ações, pois assim o mundo vai entrando nos eixos”, concluiu a magistrada.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial