Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG vai ampliar investimentos em obras

Plano de Aceleração de Obras vai impulsionar construção, reformas e acessibilidade a fóruns


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) definiu quais iniciativas serão incrementadas para ampliar investimentos em obras nos próximos anos. Trata-se do Plano de Aceleração de Obras que prevê a antecipação de construções e reformas em prédios com adoção de “arquitetura padrão” de edificação e priorização de projetos para terrenos disponíveis. Essa orientação foi definida em reunião realizada entre o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, e representantes da Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep).


Outras iniciativas para ampliação de investimentos em obras foram estabelecidas. Foram elas: incrementar a celebração de contratos para elaboração de projetos e orçamentos, para topografia, sondagens e ampliação da equipe responsável pela gestão contratual e fiscalização técnica.

 

O responsável pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira, esclareceu que obras de construção dos fóruns de Vazante, Coromandel, Taiobeiras, Caratinga, Divinópolis, Patos de Minas, Ribeirão das Neves e Manhuaçu já foram concluídas. Em agosto de 2017, há a previsão do término das obras da sede do TJMG.

 

Há previsão para até julho de 2018, a finalização de obras nas comarcas de Uberlândia (agosto de 2017), Contagem, Itapecerica e Tupaciguara. Há solicitação de abertura de licitações para obras nas comarcas de Araguari, Araxá, Ituiutaba, Conceição das Alagoas, Juiz de Fora, Cássia, Cambuí, João Pinheiro, Pratápolis, Ibirité, Itajubá, Pará de Minas, Itaúna, Três Corações, Monte Sião, Ouro Preto, Diamantina, Poços de Caldas, Nova Lima, Capelinha e reformas de acessibilidade em outras 31 edificações do interior do Estado.

 

Para a capital do Estado, estão previstas obras de reforma nas unidades Raja Gabaglia, Francisco Sales, Anexo I, Edifício Liberdade e fórum Lafayette, esclareceu o diretor.

 

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, ao aprovar o Plano de Aceleração de Obras, comentou que as iniciativas irão proporcionar uma maior eficácia na execução orçamentária, oferecer uma melhor estrutura de trabalho aos magistrados e servidores e, na ponta, ao cidadão, que será mais bem atendido.

 

O superintendente de obras, desembargador Cássio Salomé, comenta que as iniciativas voltadas para ampliação de investimento em obras passam por um planejamento escalonado para até 2024.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial