Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove palestras para jovens trabalhadores da Casa

Objetivo foi orientar sobre concurso de vídeos que abordarão violência doméstica


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia-palestra-asprom.jpg
Desembargadora Alice Birchal alertou os adolescentes sobre a contribuição que eles podem dar

“Violência doméstica contra a mulher: de piadas ofensivas à agressão.” Esse é o tema da edição do concurso de vídeos aberto à participação dos adolescentes trabalhadores da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) que prestam serviço no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Para auxiliar na realização dos vídeos, que devem ter a duração de um minuto, a Assessoria de Comunicação (Ascom) do TJMG promoveu uma tarde de palestras hoje, 13 de agosto, para os jovens se informarem sobre o tema e sobre produção de vídeo.

A superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), desembargadora Alice Birchal, abriu o encontro. Ela disse aos jovens que, por meio dos vídeos a serem produzidos por eles, o TJMG vai aprender como lidar com a questão da violência contra a mulher com uma linguagem direta e responsável. “Os adolescentes podem contribuir para coibir a violência e encorajar as mulheres a denunciar, para que o respeito entre homens e mulheres seja mútuo”, afirmou.

noticia 3-palestra-asprom.jpg
Gabriel Almeida, da Ascom, esclareceu pontos do edital do concurso

O comunicólogo Gabriel Almeida, da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), detalhou as normas do edital do concurso e respondeu às dúvidas dos adolescentes. E o cineasta Augusto Brasil, integrante da equipe de TV da Ascom, falou sobre a importância do planejamento para a produção de vídeos.

noticia1-palestra-asprom.jpg

O cineasta do programa Justiça em Questão, Augusto Brasil, deu dicas sobre como fazer um filme

A antropóloga Angelina Parreiras foi quem discorreu sobre o tema do concurso. Ela mostrou dados sobre a violência contra a mulher e o feminicídio no Brasil e deu seu depoimento pessoal. Ela foi vítima das agressões cometidas pelo ex-companheiro.

noticia-2--palestra-asprom.jpg
O combate à cultura machista, à banalização da violência e detalhes da própria experiência foram tema da palestra de Angelina Parreiras

“Acho o tema de extrema importância para ser tratado com os jovens porque os índices de violência contra a mulher estão crescendo, e temos que combater essa cultura machista que leva à banalização da violência e à culpabilização da mulher em casos de estupro e até mesmo de feminicídio”, analisou a antropóloga.

Veja mais fotos no Flickr.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette
(31) 3330-2123