Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG participa da campanha Justiça pela Paz em Casa

Cartilhas sobre violência doméstica estão sendo distribuídas em todas as comarcas de Minas


- Atualizado em Número de Visualizações:

Teatro, cinema e vinhetas sobre violência contra a mulher em jogos de futebol fazem parte da semana Justiça pela Paz em Casa que o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) está preparando para a próxima semana. A Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) apoia a campanha, uma iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF), desde 2015. A proposta é que todas as varas criminais concentrem esforços para a realização de audiências e júris de processos que envolvem a violência de gênero.

Justic_a vai a escola-Alberto Delpino1.jpg

A campanha será lançada em 20 de agosto, na Feira do Mineirinho, com a presença da superintendente da Comsiv. Na oportunidade, a trupe A Torto e a Direito, do Teatro Universitário (TU) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), irá apresentar o espetáculo A Mala, que discute a violência contra a mulher.

 

O filme As Sufragistas será exibido em 24 de agosto, pelo Cineclube TJ. O longa-metragem conta a história de um grupo de mulheres britânicas que lutou pelo direito ao voto no início do século passado. A superintendente da Comsiv, desembargadora Kárin Emmerich, comentará o filme, e a psicóloga Santuza Rodrigues irá propor um debate.

 

“Não se cale! Denuncie todo tipo de violência contra a mulher no ambiente doméstico e familiar.”Com esses dizeres, será exibida durante partidas de futebol uma vinheta realizada pela Comsiv e pela Assessoria de Comunicação do TJMG. No dia 20, domingo, a vinheta será exibida no jogo do Campeonato Brasileiro (Cruzeiro x Sport) e, no dia 23, quarta-feira, no jogo da semifinal da Copa do Brasil (Cruzeiro x Grêmio), ambos no Mineirão.

 

 

Em agosto do ano passado, durante a semana Justiça pela Paz em Casa, foram 208 audiências, 414 sentenças prolatadas, 304 medidas protetivas e 1.359 despachos. Em novembro de 2016, foram mais de 100 audiências, aproximadamente 1.700 sentenças, 597 medidas protetivas, mais de 4,5 mil despachos e 5 júris. Na edição de março de 2017, foram 3.193 audiências, mais de mil sentenças, 543 medidas protetivas, 7.251 despachos e 4 júris.

 

Divulgação

 

Para difundir o combate contra a violência de gênero, o TJMG desenvolveu cartaz e fôlder com as principais informações relativas à Lei Maria da Penha e aos aparelhos de atendimento à mulher que sofreu violência. O material, com o slogan "Paz: nossa justa causa", é distribuído em locais públicos nas diversas comarcas de Minas nos dias que antecedem a realização da semana.

 

A campanha é realizada anualmente em março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, em agosto, por ocasião do aniversário da promulgação da Lei Maria da Penha, e em novembro, durante a Semana Internacional de Combate à Violência de Gênero, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

Lançamento da campanha

20 de agosto, 11h

Feira do Mineirinho – estacionamento do estádio

Avenida Antônio Abrahão Caram 1.001, Pampulha

Belo Horizonte

 

Cineclube TJ

Filme As Sufragistas

24 de agosto, 19h

Auditório da Corregedoria-Geral de Justiça

Rua Goiás 253/3º andar, Centro

Belo Horizonte

Justic_a vai a escola-Alberto Delpino2.jpg

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial