Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inaugura unidade do Papre no Ibmec de Belo Horizonte

Solenidade de instalação foi realizada nesta quinta-feira (10/11)


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) inaugurou nesta quinta-feira (10/11) mais uma unidade do Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre), que integra o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc). O espaço foi instalado no campus do Ibmec, em Belo Horizonte, e contará com atendimento feito na Avenida Carandaí, número 863, no bairro Funcionários, região Centro-Sul da capital.

Not---Inauguracao-do-Papre----Ibmec3.jpg
Espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (10/11) (Crédito: Divulgação/TJMG)

A solenidade de inauguração faz parte das ações da 17ª Semana Nacional da Conciliação, iniciada na segunda (7/11), e contou com a presença do desembargador do TJMG, Moacyr Lobato de Campos Filho, que representou a 3ª vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargadora Ana Paula Nannetti Caixeta. 

Como ocorre com os Centros Judiciários, os Papres estão sob a responsabilidade da 3ª Vice-Presidência do TJMG, que lidera as iniciativas voltadas para a resolução pacífica de conflitos. 

“Hoje é um dia muito importante para o Tribunal. O Ibmec tem uma representatividade muito grande na cidade e no Estado, e tudo isso servirá para que avancemos nessa política de incentivo às medidas de autocomposição”, avaliou o desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho, considerando que a iniciativa trará “frutos relevantes”. 

“O que buscamos com a conciliação e mediação são outras oportunidades além do processo judicial, que não desaparece, permanece com a relevância que sempre teve. Mas é muito interessante que tenhamos outras hipóteses para o encaminhamento e solução de conflitos estabelecidos”, completou.

Not---Inauguracao-do-Papre----Ibmec7.jpg
Solenidade de lançamento contou com apresentação para alunos do Ibmec (Crédito: Euler Junior/TJMG)

Os Papres são unidades voltadas para a conciliação de demandas que ainda não chegaram ao Judiciário e, portanto, ainda não se transformaram em processos judiciais. No caso do posto instalado em parceria com o Ibmec de Belo Horizonte, os atendimentos serão direcionados também ao mercado empresarial. É o que explica o coordenador do Cejusc da Comarca da capital, juiz Clayton Rosa de Resende. 

“Os Papres são braços do Cejusc para levar à sociedade essa proposta de resolver os conflitos antecipadamente, antes de virar um processo judicial. E no caso do posto do Ibmec, tem um viés interessante, já que vai atingir também o mercado empresarial”, afirmou. 

No espaço, ainda conforme o magistrado, poderão ser realizados acordos extrajudiciais de recuperação de empresas para “orientar, de uma maneira em geral, o que elas podem fazer antes mesmo de chegar a um processo de falência, por exemplo”, concluiu. 

A instalação

Not---Inauguracao-do-Papre----Ibmec2.jpg
Solenidade contou com descerramento da placa de inauguração (Crédito: Divulgação/TJMG)

A solenidade de lançamento contou com a apresentação do espaço para alunos da instituição, além do descerramento da placa de inauguração. 

Além do desembargador Moacyr Lobato de Campos Filho e do juiz Clayton Rosa de Resende, também estiveram presentes o gerente Acadêmico do Ibmec, Eduardo Coutinho, e o coordenador do curso de direito da instituição, Rodrigo Octavio de Sousa Capanema.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial