Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG inaugura novas instalações do Fórum Regional do Barreiro

A edificação é uma construção sustentável, com acessibilidade ampliada


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida, inaugurou as novas instalações do Fórum Regional do Barreiro, em Belo Horizonte. O novo endereço é na Rua Flávio Marques Lisboa, 466, bairro Barreiro.

 

O Fórum Regional abriga um Juizado Especial Cível com um acervo de mais de 4.700 feitos ativos e duas Varas Regionais com mais de 7.500 processos em andamento, incluindo feitos físicos e eletrônicos.

 

O desembargador Geraldo Augusto ressaltou que, a partir de agora, os jurisdicionados que buscam o Poder Judiciário no Barreiro podem contar com uma edificação totalmente adaptada com novas soluções tecnológicas, uma construção sustentável e acessível a todos.

 

Barreiro-05.jpg

O presidente Geraldo Augusto destacou que as novas edificações do Fórum Regional do Barreiro irão facilitar a vida de magistrados, servidores, jurisdicionados, advogados, promotores e defensores públicos.

 

 

O presidente comentou que, com mais essa inauguração, fica patente que a atual gestão enxerga a primeira instância como a porta de entrada do cidadão na Justiça e reconhece que é aqui que se encontram os maiores gargalos e os grandes desafios.

 

O presidente Geraldo Augusto disse que a inauguração do Fórum Regional do Barreiro representa um compromisso de não medir esforços para oferecer à sociedade uma prestação jurisdicional de mais qualidade e proporcionar ambientes mais adequados e dignos a quem trabalha e a quem frequenta as unidades do Poder Judiciário. “Certamente, o novo espaço irá impactar favoravelmente a qualidade de vida de magistrados, servidores e terceirizados. Isso, é inegável, traz também suas repercussões na qualidade do atendimento às partes, aos advogados, defensores públicos, promotores”, disse.

 

Barreiro-03.jpg
O juiz Delvan Barcelos Júnior também comentou que moradores do Barreiro terão à disposição toda uma infraestrutura adequada à prestação jurisdicional célere

 

O juiz Delvan Barcelos Júnior, da 1ª Vara Regional do Barreiro, e que integra a Comissão de Transição para subsidiar a gestão dos futuros dirigentes do TJMG na gestão 2018/2020, disse que a população do Barreiro agradece as novas instalações do fórum. Todos terão à disposição uma estrutura adequada para pleitear seus direitos no Poder Judiciário.

 

No evento que inaugurou as novas instalações do fórum do Barreiro, o diretor do foro da comarca de Belo Horizonte, Marcelo Fioravante, disse que a inauguração desse prédio é um reconhecimento ao trabalho de magistrados e servidores que foram pioneiros que foram parte de uma iniciativa exitosa, passados 13 anos, de aproximar a comunidade do Barreiro ao Judiciário e desafogar o Fórum Lafayette.

 

Os espaços que até então abrigavam o Fórum Regional e o Juizado Especial, como era de se esperar, tornaram-se pequenos para o desenvolvimento da região e obsoletos para prover infraestrutura compatível com o Judiciário da modernidade que os tempos atuais exigem. Agora, os jurisdicionados que buscam o Juizado Especial e as duas Varas Regionais do Barreiro poderão contar com uma edificação totalmente adaptada e preparada para enfrentar essa nova realidade.

 

Barreiro-04.jpg
O juiz Marcelo Fioravante relembrou a trajetória da implantação do Fórum Regional do Barreiro desde 2005

 

Presenças

 

Para a edificação ter perfeitas condições foram envolvidas a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) e Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep).

 

Também prestigiaram a solenidade o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Antônio Carlos Cruvinel; o ex-presidente do TJMG, desembargador Fernandes Filho; o desembargador Vicente de Oliveira Silva; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), Maurício Torres Soares; o juiz auxiliar da Presidência, Bruno Teixeira Lino; a juíza da 2ª Vara Regional do Barreiro, Danielle Christiane Costa Machado de Castro Cotta; a juíza do Juizado Especial do Barreiro, Maria Dolores Gióvine Cordovil; a juíza Rosimere das Graças do Couto (integrante da Comissão de Transição TJMG); o juiz auxiliar da Corregedoria, o juiz Henrique Oswaldo Pinto Marinho; o presidente da OAB/MG, Antônio Fabrício Gonçalves; o presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, vereador Henrique Braga, entre outros.

 

Veja mais fotos no flickr.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial