A prevenção à violência doméstica e familiar foi tema de palestra ministrada nesta quarta-feira (9/11) pela superintendente da Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Evangelina Castilho Duarte, durante ação realizada em um canteiro de obras em Belo Horizonte. Cerca de 80 trabalhadores, entre pedreiros, serventes, mestres de obras e encarregados, participaram da palestra.
As apresentações sobre o tema fazem parte do projeto Construindo Igualdades, da Comsiv, e são organizadas pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG), que atua em parceria com o TJMG por meio da coordenadoria.

A desembargadora Evangelina Castilho Duarte abordou os vários tipos de violência contra a mulher e enfatizou a necessidade de que os homens atuem na prevenção de agressões.
“A participação dos presentes foi muito boa, tivemos um retorno muito satisfatório. Esses homens são agentes transformadores a partir de hoje”, disse. “Esse retorno faz com que a gente tenha vontade de continuar falando sobre o assunto também em outros lugares, aumentando a abrangência”, frisou.

A importância do assunto foi destacada pelo gerente de Serviços de Saúde e Segurança da empresa, Darci Vieira. Após a apresentação da desembargadora, ele ponderou que causas externas, como um relacionamento conturbado, podem afetar diretamente o emocional do trabalhador dentro do próprio canteiro de obras e causar, inclusive, “acidentes de trabalho".
“Então é relevante trazer esse assunto para dentro da empresa. A gente quer trabalhar a parte emocional do trabalhador também, mudar um pouco a cultura que já está desgastada”, disse.
Próximas ações
As palestras do projeto serão realizadas até sexta-feira (11/11). Veja o cronograma previsto:
- Quinta-feira (10/11): palestra com a comandante da 1ª Companhia de Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (1ª Cia PPVD), tenente-coronel Daisy;
- Quinta-feira (10/11): palestra com a coordenadora de Políticas de Prevenção à Violência Doméstica da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/MG, Isabel Araújo Rodrigues, e a advogada Juliana Günther;
- Sexta-feira (11/11): palestra com a coordenadora de Políticas de Prevenção à Violência Doméstica da Comissão Estadual da Mulher Advogada da OAB/MG, Isabel Araújo Rodrigues.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial