
Uma ação solidária realizada pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), em parceria com o Núcleo de Voluntariado (NV) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), possibilitou a entrega de 672 itens diversos a mulheres pacientes do Hospital Mário Penna.
Nascida por ocasião do Seminário do Dia Internacional da Mulher, realizado pela escola judicial no dia 6 de março deste ano, a campanha para doação de materiais foi realizada em parceria com a entidade Voluntárias do Instituto Mário Penna (Volmape).
Os itens foram doados pelos participantes do seminário, durante o credenciamento, no dia do evento, e também nas semanas próximas à atividade, em diferentes pontos de coleta do Judiciário mineiro, na capital. As doações foram entregue às destinatárias na segunda-feira (29/06).
Para amenizar o momento do tratamento das mulheres acometidas pelo câncer, nesta ação os itens doados foram revistas de entretenimento, caixas de lápis de cor, giz de cera, canetas, lápis, marca textos, pastas, livros e jogos de tabuleiros, e kits linhas para bordado, entre outros.

Movimento de solidariedade
“O Seminário das Mulheres consistiu em uma ação muito especial da Ejef no período de minha gestão. Tanto a primeira edição, em 2019, quanto a segunda, neste ano de 2020, foram construídas a muitas mãos, por mulheres, magistradas e servidoras, que querem fazer a diferença na vida de outras mulheres”, observa a desembargadora Áurea Brasil.
A desembargadora, que na quarta-feira (01/07) se despediu da 2a Vice-Presidência e da Superintendência da escola judicial, explica que, com a ação, buscou-se “contribuir para abrandar o momento do tratamento das mulheres acometidas pelo câncer, de modo que elas pudessem receber um pouco do carinho” do Tribunal mineiro.
A servidora Ana Paula Prosdocimi, que respondia pela Diretoria de Desenvolvimento de Pessoas (Dirdep) do TJMG até quinta-feira (02/07), lembra outra ação realizada pela Ejef e pelo Núcleo de Voluntariado nesta gestão, quando foram doadas mais de 2 mil fraldas, em novembro de 2019, para o hospital Sofia Feldman, especializado em atenção à saúde da mulher e da criança.
Na avaliação da servidora, iniciativas como essas, além de levarem algum alento para os que são diretamente beneficiados por elas, desencadeiam um importante movimento de solidariedade entre magistrados e servidores.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial