Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG e TJMMG inauguram sala de videoaudiência em Patrocínio

Iniciativa prevê mais agilidade processual e economia de recursos


- Atualizado em Número de Visualizações:
not2-videoconferencia-patrocinio--24.02.2021.jpg
Novo espaço deve reduzir os deslocamentos dos jurisdicionados a Belo Horizonte e, consequentemente, os custos com diárias de viagem, passagens e combustível

Foi inaugurada, nessa terça-feira (23/2), a sala de videoaudiência da Justiça Militar Estadual, no fórum Juscelino Kubistchek de Oliveira, na comarca de Patrocínio. O novo espaço, fruto de uma parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG) e a Polícia Militar do Estado, deve proporcionar mais agilidade no andamento de processos, além de economia de recursos e segurança para os envolvidos.

Participaram da solenidade, de forma remota, o presidente do Tribunal de Justiça Militar desembargador Fernando José Armando Ribeiro, acompanhado do comandante da 16ª RPM, Coronel PM Terence P. Floriano Guimarães, representando o comandante-geral da Polícia Militar; o comandante do 2º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar, Coronel BM André Humia Casarim, representando o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, dentre outras autoridades civis e militares.

Presencialmente na sala de audiência estavam a juíza diretora do foro da comarca de Patrocínio e titular da unidade jurisdicional do juizado especial, Elisa Marco Antônio, acompanhada do comandante do 46º BPM, Tenente Coronel PM, Salomão Queiroz Caixeta, que realizaram o descerramento da placa inaugural.

Agilidade, segurança e inovação

Durante a cerimônia de inauguração, a juíza diretora do foro de Patrocínio, Elisa Marco Antônio, afirmou que o novo espaço deve reduzir os deslocamentos dos jurisdicionados a Belo Horizonte e, consequentemente, os custos com diárias de viagem, passagens e combustível. A magistrada disse ainda que haverá diminuição da indisponibilidade de policiais e bombeiros militares estaduais na unidade, tendo em vista que eles não precisarão mais se deslocar para a capital, resguardando também a vida desses profissionais. 

A sala de videoaudiência será utilizada para a realização de interrogatórios, oitivas de testemunhas, vítimas e outros atos processuais que competem à justiça militar, contribuindo assim para tornar o andamento dos processos mais célere.

Para além dos ganhos jurídicos e econômicos, o Coronel Floriano destacou também os benefícios sanitários do novo espaço, uma vez que ele contribui para manter o distanciamento e evitar a disseminação do coronavírus, dando continuidade aos processos, sem riscos para os envolvidos.

Na mesma linha, o presidente do TJMMG, desembargador Fernando José Armando Ribeiro, também teceu elogios à iniciativa. O magistrado chamou a parceira de “ganha/ganha”, afirmando que todas as partes envolvidas serão beneficiadas. Destacou que a iniciativa traduz possibilidades muito importantes de aprimoramento da prestação jurisdicional.

“É algo que acredito que está na onda deste momento que nós vivemos, em que os recursos tecnológicos são uma saída, não apenas possível, mas, assim que superarmos esse quadro da pandemia, uma abertura de novos horizontes.”, concluiu o presidente.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial