Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

São João del-Rei sedia encontro de Apacs

Congresso das Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) vai até domingo


- Atualizado em Número de Visualizações:

Começou hoje cedo, 13 de julho, o 8º Congresso das Apacs, reunião que marca a troca de experiências e o aprendizado compartilhado de representantes das 76 associações que adotam a metodologia em funcionamento ou em implantação no mundo. O tema deste ano é “Somos Todos Recuperandos: recuperar o preso, reconciliar famílias, pacificar comunidades”.

 

Estão sendo esperados durante a semana 400 congressistas, que representarão 131 instituições, vindos das associações do Brasil e de vários países, além de membros do Executivo, do Legislativo, do Judiciário, da Defensoria Pública e do Ministério Público, líderes religiosos, estudantes e colaboradores do movimento apaquiano.

CongressoApacNoticia.jpg

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) é uma das instituições parceiras da iniciativa, realizada pela Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

 

O dia será marcado por diversas atividades, como a inauguração do novo Centro de Reintegração Social da Apac feminina da cidade, além de encontros marcados com os presidentes das unidades e juízes de execução penal. No início da noite será realizada a solenidade de abertura, com a entrega da Medalha Jason Albergaria.

CongressoApacNoticia3.jpg

Nesta edição, serão três agraciados, entre eles o desembargador do TJMG, Jarbas de Carvalho Ladeira Filho, que teve em sua história muitos anos de contribuição à humanização das penas à frente do Programa Novos Rumos.

CongressoApacNoticia2.jpg

Os temas que serão discutidos no dia serão: os desafios para a instalação e a consolidação da metodologia Apac; a parceria da comunidade, a importância da FBAC e a responsabilidade na expansão das Apacs; a ocupação das Apacs, o fluxo de presos e alternativas a serem adotadas para que não haja vagas ociosas; e compromissos institucionais para a expansão  da metodologia Apac.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial