Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Rede de voluntariado é assunto de oficina

Parceiros signatários do memorando de entendimento firmado em maio se reúnem na para diagnóstico


- Atualizado em Número de Visualizações:

Está sendo realizada hoje e amanhã, 21 e 22 de setembro, oficina sobre a construção do Projeto de Voluntariado no Estado de Minas Gerais. O juiz Sérgio Henrique Fernandes representa o Tribunal de Justiça de Minas Gerais no evento, que contará também com a participação de representantes do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e do Centro Mineiro de Alianças Intersetoriais (Cemais).

 

O evento é um desdobramento da assinatura do memorando de entendimento com o Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), em maio, no auditório do TJMG. O memorando criou um marco de cooperação para facilitar o apoio mútuo entre parceiros que têm objetivos ancorados no desenvolvimento humano. A iniciativa permitirá estruturar uma rede de voluntários no estado e disseminar essa cultura dentro dos órgãos parceiros.

 

O juiz Sérgio Fernandes atua na Corregedoria-Geral de Justiça e se dedica ao programa Rua do Respeito e ao Núcleo de Voluntariado do TJMG. Segundo ele, o pensamento atual da instituição é que a missão do Poder Judiciário não se faz somente com prestação jurisdicional mas também com ações contra a desigualdade social. “O ideal é conectar as redes de voluntariado existentes com as nossas, fazendo assim uma mudança de perspectiva social”, afirma.

 

O consultor da ONU, Rodrigo Starling, mostrou um diagnóstico sobre o voluntariado no Estado de Minas Gerais e em seguida abriu a discussão para perguntas e sugestões. Em sua apresentação, salientou que o Estado de Minas é pioneiro em políticas de voluntariado e possui 14 municípios com legislação específica sobre o assunto.

 

O evento está sendo realizado na Cidade Administrativa e amanhã apresentará a plataforma de voluntariado para Minas Gerais e a definição de prioridades e estratégias para a construção do projeto, com base nos resultados apresentados.

 


Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial