Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente recebe informações sobre as Apacs

Direções da FBAC e do programa Novos Rumos traçam raio x das unidades em funcionamento em Minas


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu no final da manhã de sexta-feira (20/11) com o coordenador executivo do programa Novos Rumos, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e com o diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), Valdeci Antônio Ferreira. Foram repassadas ao presidente informações detalhadas sobre as 39 Associações de Proteção e Assistência aos Condenados (Apacs) em Minas Gerais e os projetos para a construção de novas unidades.

 

Not-reuniao-Apacs.jpg
O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos traçou uma radiografia das Apacs em atividade

 

Também participaram da reunião o coordenador-geral do programa Novos Rumos, desembargador Antônio Armando dos Anjos; o diretor de gestão e controle e o diretor de metodologia da FBAC, respectivamente, Ari de Jesus e Roberto Donizete.

O juiz Luiz Carlos Rezende e Santos traçou uma radiografia das Apacs em atividade e ainda das verbas repassadas pela Corte mineira através das prestações pecuniárias. O magistrado também falou sobre a situação das unidades em construção ou reforma.  

O presidente Gilson Lemes disse que a reunião foi de grande importância para que os representantes da FBAC e do programa Novos Rumos pudessem apresentar à Presidência a real e atual situação das unidades em funcionamento.

Gilson Lemes lembrou que, em sua gestão, as Apacs terão sempre atenção especial, principalmente por apresentarem índices de reincidência muito baixos, se comparadas com o sistema prisional comum.

O chefe do Poder Judiciário lembrou que Minas Gerais se destaca, nacionalmente, por ter instaladas 39 unidades das 59 Apacs em todo o País. Na próxima semana, o presidente Gilson Lemes inaugura a 40ª Apac, na Comarca de Visconde do Rio Branco. “Ao final da nossa gestão, esperamos ter ainda mais Apacs no estado, para que os apenados possam ter um tratamento mais humanizado e a possibilidade de regressar à sociedade”, completou.

O coordenador executivo do programa Novos Rumos, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, disse que o movimento das Apacs continua crescendo, se consolidando, aumentando vagas. Ele também quer estudar a possibilidade de novos investimentos ainda em sua gestão.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial