Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente instala nova vara na Comarca de Ribeirão das Neves

Vara Empresarial de Fazenda Pública, de Registros Públicos e de Execução Fiscal agiliza a tramitação de processos na comarca


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

NOT--instalacao-vara-ribeirao-das-neves--SALAO-DO-JURI-FORUM---03.12.2020.jpg
O fórum de Ribeirão das Neves ganhou mais uma vara: Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos.

 

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Gilson Soares Lemes, instalou, na tarde desta quinta-feira (3/12), a Vara da Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos. e o cargo de 2º juiz de direito na unidade jurisdicional única, na Comarca de Ribeirão das Neves.

Participaram da solenidade de instalação da nova vara, além do presidente Gilson Lemes, o corregedor-geral de justiça de Minas Gerais, Agostinho Gomes de Azevedo; o presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), desembargador Alberto Diniz Júnior; o superintendente de Precatórios do TJMG, desembargador Ramon Tácio de Oliveira; a diretora do foro da Comarca de Ribeirão das Neves, juíza Genole Moura; o presidente da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, pastor Dário Gonçalves de Oliveira; o vice-prefeito de Ribeirão das Neves, Vitório Júnior, e outras autoridades dos poderes Judiciário, Executivo e Legislativo da cidade.

“É uma enorme satisfação estar em Ribeirão das Neves para a instalação da Vara da Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos e do cargo de 2º juiz de direito na unidade jurisdicional única, medidas que aprimoram e qualificam o atendimento à comunidade desta comarca, onde vivem cerca de 340 mil pessoas”, afirmou o presidente Gilson Soares Lemes, em seu discurso.

De acordo com o presidente, o crescimento da cidade de Ribeirão das Neves, nos últimos anos, trouxe mais autonomia ao Município, com o desenvolvimento do comércio e indústria.

“Ribeirão das Neves é hoje uma comarca com alta demanda processual. A média mensal de distribuição é de aproximadamente três mil novos feitos, havendo, no momento, um total superior a 100 mil processos ativos em tramitação na Comarca. A Vara de Execuções Penais é a maior de Minas e uma das maiores do Brasil”, disse o presidente.

 

NOT--instalacao-vara-ribeirao-das-neves--PRESIDENTE-DISCURSANDO---03.12.2020.jpg
O presidente Gilson Lemes afirmou que "a especialização de unidades judiciárias está entre as ações estratégicas do Projef"

 

Projef

O presidente destacou o Programa de Justiça Eficiente (Projef), lançado no início da sua gestão, com a previsão de digitalização e virtualização de aproximadamente 3,5 milhões de processos. 
Ele também falou sobre a implantação do PJe criminal em todas as comarcas mineiras e o estímulo a práticas autocompositivas, com a instalação de centros judiciários de solução de conflitos e cidadania (Cejuscs), nas 297 comarcas do estado, dentre outras ações que fazem parte do Projef.

“A especialização de unidades judiciárias está entre as ações estratégicas do Projef, e foi nesse sentido que instalamos a Vara da Fazenda Pública, Empresarial e de Registros Públicos, nesta importante comarca, que permitirá atendimento mais qualificado e rápido às demandas, desafogando as varas cíveis de Ribeirão das Neves”, acrescentou o presidente.

“A instalação do 2º cargo de juiz na unidade jurisdicional única é outro esforço que fazemos, em um cenário adverso, para dar vazão à massa de processos que compõem o acervo do juizado especial desta comarca. Os juizados especiais são o símbolo de uma Justiça desburocratizada e econômica, carregando, em sua gênese, os esforços de autocomposição”, disse o presidente do TJMG.

Arrecadação

A diretora do foro da comarca de Ribeirão das Neves, juíza Genole Moura, enfatizou que a instalação da nova vara é muito importante para o Município, um dos mais carentes de Minas Gerais. “Vai trazer mais agilidade para as varas criminais, cíveis e também na Vara de Fazenda, possibilitando aumento na arrecadação do Município”, afirmou.

Ouça o podcast com os áudios do presidente do TJMG e da juíza diretora do foro:

NOT--instalacao-vara-ribeirao-das-neves--DIRETORA-DO-FORO-DISCURSANDO---03.12.2020.jpg
A juíza Genole Moura disse que  as varas criminais, cíveis e também a Vara de Fazenda possibilitam aumento da arrecadação do Município

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

*