Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente Gilson Lemes recebe gestores do GMF

Reunião preparatória precede encontro com equipe do CNJ


- Atualizado em Número de Visualizações:
Magistrados de pé com quadro ao fundo, em Gabinete da Presidência
O desembargador Júlio Cezar Guttierrez (E) e o juiz Evaldo Gavazza (E) acertaram com o presidente Gilson Lemes os últimos detalhes de parceria que será selada com o CNJ

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, reuniu-se nesta segunda-feira (22/2), com o supervisor e o coordenador do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo (GMF), desembargador Júlio Cezar Guttierrez e o juiz Evaldo Elias Penna Gavazza.

A reunião foi para preparar encontro da equipe do GMF com integrantes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a ser realizado na próxima quinta (25/2). O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) vai aderir ao Programa Fazendo Justiça, uma parceria entre o CNJ e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento que visa à superação de desafios históricos que caracterizam a privação de liberdade no Brasil.

O desembargador Júlio Cezar Guttierrez, supervisor do GMF, disse que, na próxima reunião de trabalho, ocorrerá a assinatura de um termo de convênio com o CNJ, para delimitar os eixos de atuação principais do TJMG para o biênio 2020/2022, em conformidade com as metas do Conselho. São várias áreas, com caráter humanitário e de promoção da cidadania.

“O plano tem como objetivo estabelecer políticas públicas para o acompanhamento do sistema carcerário e socioeducativo, tanto no caso dos internos quanto nas iniciativas para inserção profissional e ressocialização de ex-presidiários, os chamados egressos. A ideia é que o atendimento não se fixe apenas na fase de execução penal, mas se estenda ao período pós-cumprimento de pena”, afirmou o supervisor do GMF.

De acordo com o coordenador do GMF, juiz Evaldo Gavazza, já houve alguns encontros da equipe com os consultores locais do CNJ em Minas e os técnicos do Conselho para traçar um plano de trabalho em conjunto.

“A proposta foi que adequássemos a situação de Minas e as potencialidades do nosso Tribunal de Justiça, especificamente no âmbito do sistema carcerário, para adaptação e inserção no programa nacional Fazendo Justiça. Trata-se de uma proposta do CNJ, agora sob a gestão administrativa do ministro Luiz Fux”, afirmou o juiz Evaldo Gavazza.

As diretrizes do programa são voltadas para a justiça, a segurança pública e os direitos humanos, e focalizam audiências de custódia, atenção primária ao egresso do sistema prisional, melhoria do monitoramento de prisão provisória, aprimoramento do sistema socioeducativo e do atendimento ao paciente judiciário.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

 

*