Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Planejamento Estratégico em Francisco Sá é homologado

Corregedoria apoia a Comarca de Francisco Sá na continuação do desdobramento do planejamento estratégico


- Atualizado em Número de Visualizações:

PlanejamentoEstrategicoFranciscoSá.JPG

 

O planejamento estratégico da Vara Única da comarca de Francisco Sá foi aprovado e homologado pela Corregedoria-Geral de Justiça no ano de 2016, após o cumprimento dos pilares previstos na Resolução 819/2016 e na Portaria 4.704/CGJ/2017.

 

No caso da comarca de Francisco Sá houve uma particularidade: transição entre o magistrado que subscreveu o plano estratégico e o que irá continuar a executá-lo.

 

O juiz Juliano Carneiro Veiga foi responsável pela diagnose (Estudo da Unidade Judiciária visando à aferição de eventuais anomalias), bem como, pela elaboração do Plano Estratégico da Unidade Judiciária de Francisco Sá e do respectivo plano de ação. Contudo, o magistrado foi promovido para atuar na comarca de Januária.

 

Assim, foi a primeira Comarca onde houve a transição entre magistrados durante a vigência do Plano Estratégico.

 

Segundo o Juiz Auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça e Orientador Técnico do Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância – Nuplan, Marcus Vinícius Mendes do Valle, o atual magistrado da comarca, Frederico Bordon de Castro, recebeu durante o Curso de formação Inicial da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) treinamento e formação em Gestão Estratégica de Unidades Judiciárias, mostrando-se apto a prosseguir como gestor do planejamento elaborado e com a adoção das políticas públicas judiciárias necessárias à sua plena execução.

 

Havia por parte dos servidores uma certa ansiedade para que a transição de magistrados preservasse a continuidade da execução do Planejamento Estratégico. A ansiedade, entretanto, não se justificava, uma vez que homologado o planejamento estratégico nos moldes da Portaria 4.704/CGJ/2017 a sua execução é vinculativa de magistrados e servidores da Comarca, como esclarece o juiz Marcus Valle.

 

O juiz Marcus Vinícius Mendes do Valle ressalta que a visita técnica de transição transcorreu em ambiente alegre e colaborativo, pois tanto o juiz Frederico Bordon de Castro como a equipe de servidores, mostraram-se extremamente entusiasmados com o desenvolvimento e continuidade da aplicação de técnicas e ferramentas gerenciais que estão transformando aquela Unidade Judiciária.  

 

O juiz Frederico Bordon de Castro comentou que "iniciar a minha carreira, como Juiz de Direito, na comarca de Francisco Sá, a primeira do Estado a contar com a gestão diferenciada e estratégica implementado pela corregedoria, significa ser inserido em uma estrutura já  em regular funcionamento, como se fosse uma nova peça de uma máquina que está a pleno valor, com uma equipe já formada, treinada, com uma dinâmica de trabalho já tecnicamente estabelecida e direcionada. O objetivo - meu e de minha equipe - será trabalhar pela manutenção e execução do que fora idealizado, bem como aprimorar o que já existe e, também, executar as metas ainda não alcançadas."

 

Análise de evolução estatística da unidade

 

Houve uma redução de 6,44% do acervo de feitos ativos, de janeiro a maio de 2017. O número de sentenças proferidas acumula uma média de 147 por mês, com tendência de crescimento. 

 

“Os quatro pilares obrigatórios previstos na Resolução 827/2016: estudo de caso diagnóstico, plano estratégico de unidades judiciárias, plano de ação e acompanhamento permanente estão bem encaminhados. O excelente engajamento e dedicação do magistrado e de sua equipe são dignos de relevo, o que poderá redundar na efetiva evolução da Unidade Judiciária dentro do ano de vigência do Plano Estratégico em vigor”, concluiu o juiz auxiliar da Corregedoria e responsável pelo Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância (Nuplan).

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial