Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Palestras virtuais celebram os 300 anos da Capitania de Minas Gerais

Série é resultado de parceria entre TJMG e Instituto Histórico e Geográfico de Minas


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

img_noticia.jpg
Ao todo, serão oito painéis, que se estendem até o próximo dia 15 de outubro

Um pouco da imensurável riqueza literária, histórica e gastronômica das Minas Gerais poderá ser conferida em uma série de oito palestras virtuais, que marcarão as comemorações, no Judiciário mineiro, dos 300 anos da instalação da Capitania das Minas Gerais. 

As palestras online, resultado de uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), iniciam-se nesta semana, estendendo-se até 15 de outubro, sempre às 19h. Elas poderão ser acompanhadas pelo canal do instituto no YouTube.

Uma das exposições contará com a participação, como palestrante, do chefe do Judiciário mineiro, desembargador Gilson Soares Lemes. “A melhor maneira de celebramos o tricentenário de Minas é exaltando nossa história e resgatando nossa memória, pois é preciso garantir que nosso patrimônio material e imaterial seja preservado e transmitido às outras gerações”, destaca.

O presidente do TJMG observa que foi em 2 de dezembro de 1720 que o rei português dom João V assinou o alvará determinando a separação do território das minas de ouro da Capitania de São Paulo, criando assim duas capitanias. “A alma dos mineiros e o que seria Minas Gerais já vinham sendo forjados, mas é importante o simbolismo dessa data”, pontua.

Programação em setembro 

O primeiro painel da série será transmitido nesta terça-feira (22/9), em torno do tema “Significado e importância das datas comemorativas e lugares de memória para a vida social”, tendo como palestrantes o presidente do IHGMG, Luiz Carlos Abritta, e o desembargador Fernando Armando Ribeiro, membro do instituto e presidente do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais (TJMMG).

Ainda nesta semana, na quinta-feira (24/9), será transmitida a palestra “Vida e obra da escritora brasileira Beatriz Francisca de Assis Brandão (1779-1868)”, tendo como expositora a professora Cláudia Gomes Pereira, pós-doutora em Letras pela Universidade de Lisboa e doutora e mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). 

“A contribuição de Beatriz Francisca de Assis Brandão para a história das mulheres e da literatura foi inestimável”, observa a professora e membro do IHGMG Maria Inês Marreco, que abrirá a exposição. Ela destaca que a palestrante é reconhecida pesquisadora da vida e da obra de Beatriz Brandão, escritora nascida em Vila Rica, em 1779, de uma família aristocrática, que teve uma trajetória bastante incomum para uma mulher de sua época. 

A Revolta de 1720 e a morte de Felipe dos Santos serão a temática da palestra que será transmitida na terça-feira da próxima semana (29/9), a ser proferida pelo desembargador do Tribunal estadual mineiro, Bruno Terra Dias, e pelo promotor de justiça e membro do IHGMG, Marcos Paulo de Souza Miranda. 

“A sedição de Vila Rica é um dos acontecimentos históricos dos mais importantes da nossa terra. Entretanto, se a compararmos com outros movimentos rebeldes, como a própria Inconfidência Mineira, que aconteceu no final daquele século, nós ainda sabemos muito pouco a respeito de seus principais personagens, por exemplo, o contexto que a motivou”, observa o promotor Marcos Paulo de Souza Miranda. 

Para o desembargador Bruno Terra Dias, ao olhar para esses fatos históricos, a fim de compreendê-los, esse movimento não pode ser feito a partir do pensamento do momento de quem busca conhecê-lo. “Devemos conhecer o contexto do fato histórico, a forma de pensamento daquele fato histórico, para não cairmos no erro de julgarmos o passado pelo presente”, adverte.

 

not-pres-gilson-lemes.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, será um dos expositores da palestra que será transmitida no próximo dia 15 de outubro, às 19h

Palestras em outubro

A culinária das Minas Gerais será a homenageada no painel exibido em 1º de outubro, quando os chefs Eduardo Avelar, que é arquiteto, consultor e estudioso da gastronomia brasileira, e o sociólogo Rodrigo de Aguiar, pesquisador e professor de gastronomia mineira, farão a exposição “Cozinha mineira: dos quintais aos territórios gastronômicos”.

“A gastronomia é um importante pilar de nossa cultura e grande referência do significado de ser mineiro. Uma formação lapidada com esmero ao longo desses 300 anos da nossa rica história, e que estamos comemorando neste ano”, ressalta Eduardo Avelar. Na palestra, os chefs abordam, entre outros aspectos, a evolução da gastronomia em Minas e seu papel no desenvolvimento cultural, econômico e social do estado.

Já em 6 de outubro, o desembargador do TJMG, Caetano Levi Lopes e a advogada Beatriz Coelho Morais de Sá, coordenadora da Comissão de Antropologia do IHGMG, falarão sobre as duas datas cívicas do estado, respectivamente, o Dia de Minas e o Dia dos Gerais.

“Falar do Dia de Minas é uma alegria muito grande para qualquer mineiro e um privilégio. Minas Gerais tem sua marca profunda na história do Brasil e, por que não dizer, com reflexo na própria história contemporânea de Portugal”, ressalta o desembargador Caetano Levi, lembrando que o Dia de Minas é celebrado na data oficial da fundação de Mariana.

Antônio Marcos Nohmi, membro do instituto, profere sua palestra do dia 8 de outubro, abordando a formação das fronteiras brasileiras nas disputas solucionadas pelo procedimento arbitral internacional, com foco em três procedimentos. A exposição online tem abertura do secretário-geral do IHGMG, Antônio Carlos de Albuquerque.

O emblemático Caraça, com seu conjunto arquitetônico e paisagístico, será o foco da palestra que será transmitida em 13 de outubro, com o título “Bicentenário do Caraça nos 300 anos de Minas Gerais”, tendo como expositores o desembargador aposentado do TJMG, Aluízio Alberto da Cruz Quintão, presidente emérito do IHGMG, e o servidor do Tribunal mineiro Iácones Batista Vargas, que é também membro do instituto.

Compreendendo a história

Encerrando a série histórica de palestras, em 15 de outubro, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Lemes, o desembargador Bruno Terra Dias e a advogada Beatriz Coelho Morais falarão sobre “Referências para compreender a história de MG — Trajetória”. 

“O valor do tricentenário de Minas para a consciência e para a atualização da imagem que temos de nossa história e de nós mesmos, como povo determinado ao cumprimento de um papel de equilíbrio no Brasil, é também oportunidade para reflexões sobre fatos e personagens essenciais”, ressalta o presidente Gilson Lemes. 

Fatos e personagens, continua o chefe do Judiciário mineiro, “que moldaram nosso caráter, definiram nossas divisas, consagraram gostos e modos de produção, projetaram um conciliador que sempre desconfia de que, para além das aparências, há uma motivação política justificando um problema e sua solução”.

O canal do IHGMG pode ser acessado aqui.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial