Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Desembargador do TJMG faz palestra na Argentina

Magistrado falou sobre o impacto das novas tecnologias no trabalho do Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:

O desembargador Rogério Medeiros Garcia de Lima proferiu, em 2 de maio, palestra sobre novas tecnologias e o Poder Judiciário, na Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, na Argentina.

noticia01_palestra-buenos-aires-13-05-19.jpg
Rogério Medeiros proferiu palestra para alunos do curso de direito da Universidade de Buenos Aires

De acordo com o magistrado, as novas tecnologias, principalmente a internet, causaram uma verdadeira revolução em todo o planeta. As mudanças ficaram mais evidentes a partir do início do século XXI, transformando de maneira radical as relações humanas e profissionais.

O Poder Judiciário, segundo o desembargador, teve de se adaptar a esse novo mundo, o que trouxe muitos ganhos em termos de agilidade, segurança, economia de papel e espaço físico.

Ele alerta, porém, para outro aspecto desse universo virtual. Muitas questões que impactam a vida dos cidadãos surgiram com o uso sistemático da tecnologia e, consequentemente, chegam à Justiça em forma de conflitos. 

“A Justiça tem lidado com uma infinidade de novos problemas. São controvérsias relativas ao uso de aplicativos de transporte urbano, compras pela internet, crimes virtuais, ofensas, fake news...”, comenta o desembargador.

O palestrante

Natural de São João del-Rei, Rogério Medeiros Garcia de Lima é graduado em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (1986) e doutor em direito administrativo pela mesma instituição. Foi promotor de justiça em Minas Gerais de1986 a 1999, quando ingressou na magistratura.

Promovido ao cargo de desembargador em 2008, o magistrado integra, atualmente, a 13ª Câmara Cível do TJMG e exerce ainda os cargos de vice-presidente e corregedor do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG). É autor de diversas obras jurídicas, exercendo a docência em cursos de graduação e pós-graduação.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial