Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Comitiva do Tribunal de Justiça de Rondônia visita o TJMG

Integrantes vieram estreitar parcerias e conhecer práticas da Corte mineira


- Atualizado em Número de Visualizações:

Uma comitiva do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) visitou o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) de segunda-feira 7/11 a esta sexta-feira (11/11) para conhecer as boas práticas da Diretoria Executiva de Informática (Dirfor) da Corte Mineira.

O diretor de infraestrutura do TJRO, Bruno Spadeto, ressaltou que a expectativa foi atendida. “Queríamos entender como um Tribunal de Justiça do tamanho do TJMG consegue sustentar essa quantidade absurda de usuários e entregar um serviço de qualidade. Passo a passo, queremos trilhar essa excelência mirando em quem é bom”, disse.

not---reuniao-com-comitiva-do-Rondonia.jpg
Os Tribunais de Justiça de Minas Gerais e de Rondônia têm estreitado as relações (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O TJMG tem se destacado na estabilização do Processo Judicial Eletrônico (PJe), sistema de informação desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os tribunais para a modernização do Judiciário. “Desde o começo do PJe, o TJMG vem nos ajudando em diversas dificuldades que o TJRO passou. O TJMG sempre nos apoiou e dessa vez não foi diferente, só temos a agradecer”, ressaltou o diretor de infraestrutura do TJRO, Bruno Spadeto.

A comitiva da Justiça de Rondônia conheceu também a Central Lapidar de Monitoramento Integrado, Inteligência e Inovação, que reúne e trata, de maneira estratégica e centralizada, a imensa massa de dados produzidos no TJMG. A análise desses dados gera relatórios simplificados, úteis no momento de traçar diretrizes e planos de ação.

Em setembro, foi a vez da comitiva do TJMG, tendo à frente o superintendente de Informática do TJMG, desembargador André Leite Praça, visitar o Tribunal de Justiça de Rondônia, para conhecer módulos aplicativos que funcionam interligados ao PJe, desenvolvidos e otimizados para as atividades de gabinete. Além de facilitar o uso do PJe, os sistemas permitem o acompanhamento de diversos indicadores importantes para as unidades judiciárias.

“Uma prática antiga que precisa ser mantida é a troca de experiências entre os tribunais. Temos inovações criadas em cada tribunal que podem ser compartilhadas. É o que estamos fazendo agora, absorvendo conhecimentos que já foram desenvolvidos em Rondônia e eles levando experiências nossas daqui”, comentou o desembargador André Leite Praça.

O juiz auxiliar da 1ª vice presidência e coordenador da Dirfor, Rodrigo Martins Faria, avaliou que o intercâmbio entre os tribunais pode contribuir para a melhor prestação do serviço. “O TJMG tem uma expertise grande na estabilização do desenvolvimento do PJE, então a equipe de Rondônia veio com essa missão de conhecer a Dirfor e levar boas práticas parta o TJRO. Em nossa visita, nós também conhecemos boas práticas e ferramentas deles e selamos essa parceria e cumplicidade entre os tribunais para melhorar os nossos sistemas”, considerou.

Presenças

 A visita foi encerrada com uma reunião, nesta sexta-feira (11/11), no edifício-sede do TJMG. A comitiva de Rondônia foi composta pelos servidores Bruno Spadeto; Nisia Teixeira Andrade; Oswaldo Souza Neto; Luiz Doniec dos Santos; Humberto Viana da Silva Júnior; e Juarez de Moraes Cardozo. Representaram o TJMG, no encontro, o desembargador André Leite Praça;  o juiz auxiliar da 1ª vice presidência, Rodrigo Martins Faria; a Diretora Executiva de Informática, Alessandra da Silva Campos; e o assistente de Direção Superior, Pedro Zeca Maranhão Oliveira.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial