Situada no Triângulo Mineiro, com 106 anos de história, a Comarca de Tupaciguara inaugurou, hoje, 25 de junho, o novo Fórum Adolpho Fidélis dos Santos. Foram investidos aproximadamente R$ 5,5 milhões em toda a obra. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em parceria com a Prefeitura, a Câmara, empresários, a imprensa e a comunidade local, organizou um grande evento comemorativo. “Foi um presente do TJMG para a nossa cidade”, comemora a juíza Danielle Louise Rutkowski Dias Engel, diretora do foro.
Estiveram na cerimônia o presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; a diretora do foro, Danielle Louise Rutkowski Dias Engel; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; o juiz auxiliar da Presidência Bruno Teixeira Lino; servidores do Judiciário mineiro; o prefeito de Tupaciguara, Carlos Alves Oliveira; a presidente da Câmara Municipal, Kézia Gomes. O ex-presidente do TJMG desembargador Herbert Carneiro foi lembrado e homenageado na cerimônia. O Salão do Júri da comarca ganhou o nome dele.

Representando o Município de Araporã, que faz parte da Comarca de Tupaciguara, estiveram presentes a prefeita, Renata Borges, e o presidente da Câmara Municipal, Valdivino José de Lima. Também fizeram parte da comemoração, entre outras autoridades, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/subseção Tupaciguara; Anna Terra Nascimento, do Ministério Público; Sílvio dos Reis Sales, da Polícia Civil e Militar de Minas Gerais; empresários, produtores rurais e comunidade.

Momento histórico
Em seu pronunciamento, o presidente Geraldo Augusto salientou que a conclusão e a entrega de uma obra dessa proporção “estabelecem, sem sombra de dúvidas, um marco na história da comarca”. Ele se disse honrado por ser testemunha desse momento. “Com a construção deste novo prédio, edificou-se também mais uma importante parte da memória de Tupaciguara”, afirmou.

O desembargador lembrou que as origens do município sede remontam ao final do século 19 e, desde então, foram várias mudanças a exigir uma adaptação das equipes do Judiciário e do espaço físico a necessidades cada vez maiores de cidadania e atendimento.
“A administração não ignora que, muitas vezes, com poucos recursos, em comunidades pobres e isoladas, distantes dos grandes centros, magistrados e servidores tornam-se verdadeiros heróis. Para responder a esses esforços, surgiu o Plano de Aceleração de Obras do Tribunal de Justiça, definido na gestão do saudoso presidente Herbert Carneiro, plano ao qual, com entusiasmo, demos continuidade”, frisou.
Instalações e benefícios
O TJMG, por meio do Plano de Aceleração de Obras, tem investido na construção e na reforma de vários prédios do interior e da capital. O responsável pela Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), Marcelo Junqueira, explicou que houve um ganho em celeridade na execução das obras, pois os projetos são padronizados, o que garante a uniformidade técnica.

Um terreno de 6 mil metros quadrados abriga a nova edificação, que possui dois pavimentos e uma estrutura completa para a prestação jurisdicional. O espaço abriga a vara única da comarca, com capacidade para ampliação, além do Juizado Especial, do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e um Salão do Júri. O fórum agora possui 1.500 metros quadrados, instalações modernas, funcionais, acessíveis e sustentáveis, que atenderão à comunidade jurídica e ao cidadão. Veja mais fotos.

Segundo a diretora do foro, Danielle Engel, os benefícios da nova edificação são enormes. “Agora a cidade tem uma estrutura completamente adequada para atender às necessidades da comunidade e dos servidores. O novo fórum é amplo, iluminado, arejado, todos se sentirão muito bem ali. O espaço físico é muito importante para a prestação de um bom serviço. A equipe está bastante motivada com a mudança: será inaugurada uma nova era de trabalho na comarca”.

A magistrada destacou, ainda, o trabalho desenvolvido pelos servidores do fórum. “A mudança foi feita em uma semana. Cada um fez o seu melhor. Limpamos as novas instalações, cada um levou seus pertences e escolheu seu novo lugar. Para transportar o arquivo nós fizemos uma corrente humana, conseguimos organizar tudo nos lugares corretos. Todos estão se sentindo parte da história”, concluiu.

Vários setores do TJMG estiverem envolvidos na construção da nova edificação, entre eles, a Diretoria Executiva de Engenharia e Gestão Predial (Dengep), a Diretoria Executiva da Gestão de Bens, Serviços e Patrimônio (Dirsep) e a Diretoria Executiva de Informática (Dirfor).

Mais novidades para Tupaciguara
Além de trabalhos na execução penal, está previsto para 6 de julho o início dos trabalhos com o Processo Judicial eletrônico (PJe). A juíza Danielle Engel adianta que a expectativa em torno do programa é grande. “O PJe representa o futuro do Judiciário. A comunidade está em polvorosa com a novidade”, comentou a magistrada.
Serviço
Fórum Adolpho Fidélis dos Santos
Rua Padre Simão Janet, 132 - Bairro Bom Sucesso
Tupaciguara/MG
Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial