Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cachoeira de Minas terá fórum ampliado e reformado

Novo espaço deve ser entregue em 2020


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

not-apresentacao-forum-cachoeira-de-minas4.jpg
De forma remota, o presidente Nelson Missias de Morais anuncia ampliação e reforma do fórum de Cachoeira de Minas

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, anunciou nesta quarta-feira (24/6) a ampliação e reforma do Fórum Deputado Christovan Chiaradia, na Comarca de Cachoeira de Minas. O anúncio foi feito de modo remoto e através do Facebook.

Na comarca, o juiz diretor do foro, Almir Prudente dos Santos, comentou que a execução das obras é a realização de um sonho alimentado desde 1991, quando da inauguração do fórum.

O magistrado disse que as novas instalações irão proporcionar um melhor atendimento ao cidadão, bem como melhores condições de trabalho para magistrados, servidores, colaboradores, promotores, advogados e defensores públicos.

“Teremos a possibilidade de oferecer a todos um trabalho de qualidade e serenidade. Trata-se de um passo gigante rumo à modernidade”, destacou.

A obra

noticia-cahoeira-de-minas.jpg
O diretor do foro da Comarca de Cachoeira de Minas confere o projeto das novas instalações do fórum

O superintendente de obras do TJMG, desembargador Amauri Pinto Ferreira, destacou que a reforma do prédio integra o Plano de Aceleração de Obras do TJMG.

A edificação terá a infraestrutura necessária ao desempenho das atividades jurisdicionais, de acordo com os parâmetros de conforto, ergonomia, acessibilidade e salubridade exigidos para o atual momento, informou o desembargador.

O primeiro andar acomodará defensoria pública, OAB, Ministério Público, administração, sala para os oficiais de justiça e setor psicossocial. O segundo pavimento terá o salão do júri, espaço para testemunhas, Juizado Especial, Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), vara judicial, entre outros ambientes.

Ouça o podcast com os áudios dos desembargadores Nelson Missias e Amauri Pinto Ferreira:

not-apresentacao-forum-cachoeira-de-minas.jpg
O juiz Almir Prudente dos Santos (C) disse que as obras no fórum serão fundamentais para qualificar a prestação jurisdicional

Leveza e determinação

Na transmissão remota, o presidente Nelson Missias de Morais registrou que as ações de melhoria das condições de trabalho refletem na entrega da prestação jurisdicional. “O Tribunal de Justiça precisava sair da redoma na qual se encontrava e enxergar o que busca a sociedade. Devemos ampliar a dimensão humana e social em nossa atuação”, disse.

O presidente está prestes a encerrar seu mandato. Na oportunidade, lembrou que cumpriu as metas estabelecidas, pautando suas ações sempre na gestão compartilhada. “Isso contribui para que todos trabalhem com leveza e determinação”, disse.

not-apresentacao-forum-cachoeira-de-minas1.jpg
O superintendente de Obras, desembargador Amauri Pinto Ferreira, fez a apresentação do projeto, acompanhado de outros desembargadores, juízes auxiliares e equipe de apoio 

O chefe da Corte mineira ressaltou que procurou valorizar a Primeira Instância, o que repercute na Segunda Instância. “O que se melhora em um segmento, por exemplo, a incorporação do processo eletrônico, facilita o trabalho do segundo grau de jurisdição”, disse.

De janeiro a julho de 2020, em Cachoeira de Minas, foram distribuídos 461 processos e assinadas 634 sentenças. A comarca, que abrande também o Município de Conceição dos Ouros, é de primeira entrância.

Acompanharam o anúncio os desembargadores Octavio Augusto De Nigris Boccalini, Maurício Pinto Ferreira e Fortuna Grion; os juízes auxiliares da Presidência, Luiz Carlos Rezende e Santos, Delvan Barcelos Junior, Jair Francisco dos Santos, Rui de Almeida Magalhães e Christian Garrido Higuchi.

Em Cachoeira de Minas, estavam presentes o prefeito Dirceu Faria; o presidente da Câmara Municipal, vereador ´Paulo Dionísio Filho; o presidente da subseção local da OAB/MG, Ronaldo Reis; o delegado Ricardo Lopes; o sargento Alisson Costa; a servidora Sônia Regina; e o prefeito de Conceição dos Ouros, Maurício Viana.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial