Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Amagis inaugura sala no Fórum da Raja

Espaço recebeu o nome do presidente Herbert Carneiro


- Atualizado em Número de Visualizações:

A Associação do Magistrado Mineiros (Amagis) inaugurou no fim da tarde de hoje, 19 de abril, uma sala destinada aos juízes no Fórum Lafayette - Unidade Raja Gabaglia. A solenidade de inauguração da sala, batizada com o nome do presidente Herbert Carneiro, reuniu familiares, amigos e colegas do homenageado e contou com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Geraldo Augusto de Almeida.

noticia-sala-amagis.jpg
Familiares do presidente Herbert e a Direção do TJMG estiveram em cerimônia

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Torres Soares, o 1° e o 3º vice-presidentes do TJMG, desembargadores Antônio Carlos Cruvinel e Saulo Versiani Penna, o corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, o juiz diretor do Foro de Belo Horizonte, Marcelo Rodrigues Fioravante, vários desembargadores e juízes participaram do concorrido evento.

 

A Sala Presidente Herbert Carneiro está localizada no 16º andar da torre 1 do edifício no Bairro Luxemburgo. O espaço possui uma antessala com secretária, banheiros, copa e a sala destinada aos magistrados, com duas mesas para lanche, sofás, televisão e varanda.

 

Homenagem

 

O presidente Geraldo Augusto, afirmou que a tarde de hoje seria de justiça e de lembrança. Ele elogiou a iniciativa da entidade de homenagear o grande magistrado e homem público Herbert José de Almeida Carneiro. “Nesta sala, ficará não só a lembrança do presidente Herbert Carneiro, mas também a recordação do juiz de Direito, amigo, colega e líder”, afirmou, destacando o dinamismo, a dedicação, a capacidade de diálogo, o caráter firme e enérgico do homenageado. O desembargador destacou que, enquanto pôde, o presidente Herbert Carneiro trabalhou ativamente pelo Judiciário.

Sala_Amagis.jpg
Presidente Geraldo Augusto frisou a contribuição do desembargador Herbert Carneiro e a "louvável homenagem" da Amagis

Em sua fala, o presidente da associação contou que foi com muita dor, mas de forma consensual e unânime que a diretoria da Amagis deliberou reverenciar a memória do presidente Herbert Carneiro, falecido no dia 6 de abril. O desembargador Maurício Torres Soares afirmou que a homenagem busca também fazer com que os juízes que utilizarão a sala lembrem-se das conquistas obtidas durante a gestão do desembargador Herbert Carneiro à frente da Amagis (2013/2015) e do TJMG (2016/2018).

 

A esposa, o filho e a filha, a mãe, três irmãs e um primo do desembargador Herbert Carneiro participaram da solenidade. O desembargador Maurício Torres Soares falou sobre a devoção do homenageado à família. Ele citou ainda o sacrifício com que o presidente Herbert Carneiro enfrentou as adversidades, “com garra e gana”, durante a busca pela cura. O magistrado destacou que o presidente procurou estar sempre presente no TJMG.

 

Falando em nome da família, Denise, a viúva do presidente Herbert Carneiro, emocionada, agradeceu a homenagem e citou três palavras que, segundo ela, representam bem tudo o que ambos viveram juntos: gratidão, amor e fé. “Gratidão a Deus, aos meus filhos, familiares e amigos. Amor, uma vez que ficamos juntos por 35 anos, mais 10 anos de convívio durante a infância. E fé: sem ela eu não estaria aqui hoje”, disse. Ela terminou mencionando uma frase, que segundo ela foi pronunciada pelo marido pouco antes de morrer: “Deus está no comando”.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123
ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial