Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Alunos participam do Projeto "Educação e Cidadania" em Araguari

Meta é mostrar funcionamento do sistema judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:

Alunos do 5º ano do ensino fundamental I, da Escola CAIC Dr. Arcino Santos Laureano, em Araguari (Triângulo Mineiro) realizaram, no começo do segundo semestre deste ano, visita guiada ao Fórum da cidade e participaram de uma audiência conciliatória simulada. Os estudantes também assistiram palestra com a juíza da 1ª Vara Cível da Comarca de Araguari, Ana Maria Marco Antônio, sobre os direitos e deveres dos cidadãos.

As ações fazem parte do projeto "Educação e Cidadania", parceria entre o Fórum da Comarca de Araguari e a Prefeitura Municipal da cidade. O objetivo é apresentar aos estudantes do ensino fundamental como funciona a estrutura jurídica, quais as suas funções e explicações necessárias para desenvolvimento da cidadania dos alunos. A parceria foi fechada este ano e os Estudantes da CAIC Dr. Arcino Santos Laureano inauguraram as visitas.

Segundo a juíza Ana Maria Marco Antônio, responsável pelo projeto, o “Educação e Cidadania” também tem meta mostrar aos jovens a importância de valorizar o respeito e a ordem em locais públicos; mostrar as consequências dos atos positivos e negativos perante a sociedade; valorizar os direitos e deveres dos cidadãos; incentivar o trabalho através do Projeto "Jovem Aprendiz" e conhecer na prática como se resolvem questões do cotidiano utilizando a Justiça.

Not---Projeto-Educacao-e-Cidadania-em-Araguari4.jpg
Alunos participaram de ações do Projeto "Educação e Cidadania" ( Crédito : Crédito: Marina Lima )

Concurso

Os alunos participaram de um concurso de redação e outro de desenho sobre a visita e os ensinamentos. O resultado foi divulgado no final de outubro e as vencedoras foram as alunas Isabella Vitória Marques Carvalho (desenho) e Maria Isabel da Silva Borges Valente (redação). 

Not---Projeto-Educacao-e-Cidadania-em-Araguari.jpg
Isabella Vitória Marques Carvalho, vencedora do concurso de desenho e a juíza Ana Maria Marco Antônio (Crédito: Marina Lima)

A segunda visita do projeto ao fórum foi realizada na primeira semana de novembro com os alunos do 5º ano do ensino fundamental I, do Centro Educacional Municipal João Pedreiro, que também participaram da audiência simulada e da palestra. Eles também vão produzir seus textos e desenhos para um novo concurso, com data a ser definida.

Também participam do projeto, pela Comarca de Araguari, a juíza titular da 4ª vara Cível e diretora do foro, Ana Régia Santos Chagas; e o juiz titular da 2ª vara Cível e coordenador do Centro Judiciário de Resolução de Conflitos (Cejusc), Pedro Marcos Begatti, além da equipe pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Araguari.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial