Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG assina parceria com programa de voluntários da ONU

Evento acontece na segunda-feira (09/05) e reunirá parceiros do projeto Rua do Respeito


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) irá assinar um memorando de entendimento com o Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), administrado pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD). A assinatura acontece na segunda-feira, 9 de maio, às 10h, no auditório do Anexo II do TJMG, Unidade Goiás. Por meio do acordo, o Tribunal mineiro passa a integrar uma rede de voluntários em Minas Gerais, formada também por outros órgãos que participam, com a instituição, do projeto Rua do Respeito, e que também aderiram à iniciativa: Ministério Público do de Minas Gerais (MPMG), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) e Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

 

O memorando cria um marco de cooperação que vai facilitar o apoio mútuo entre os parceiros, em áreas de interesse comum. A iniciativa permitirá a estruturação de uma rede de voluntários em Minas, que terá por objetivo articular os diversos voluntários das organizações e disseminar a cultura do voluntariado nos órgãos parceiros. A rede estará aberta à permanente adesão de outras organizações.

 

Por meio do projeto, pretende-se ainda desenvolver e estruturar o voluntariado no TJMG. “Já existem várias iniciativas e projetos de voluntariado no Tribunal mineiro. Iremos fazer a integração de todos eles”, explica o juiz Sérgio Henrique Fernandes, da 23ª Vara Cível da Comarca de Belo Horizonte, um dos representantes do TJMG na iniciativa.

 

Com a assinatura do memorando, os dois programas da ONU tornam-se parceiros das organizações. Uma primeira etapa já foi iniciada. O VNU selecionou um consultor que levantará quais as estruturas do voluntariado em Minas. A partir daí, a VNU vai trabalhar para criar uma plataforma de comunicação dos envolvidos. “Serão feitas a prospecção das necessidades de voluntariado e a canalização da oferta de voluntários”, explica o magistrado.

 

Entre outras iniciativas, a rede de voluntários irá colaborar na integração de todos os voluntários organizacionais em um núcleo de voluntariado no Estado e na identificação e divulgação de possíveis fontes de financiamento, reembolsável ou não-reembolsável, relacionadas a programas e projetos afins a todas as instituições. A rede ainda identificará oportunidades e parceiros na Administração Pública que tenham interesse em receber e acompanhar voluntários internacionais.
 

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial