Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Programa da ONU capacita servidores para voluntariado

Objetivo é criar rede de entidades e indivíduos


- Atualizado em Número de Visualizações:

Servidores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), Ministério Público, Servas e Governo de Minas participaram ontem (16) de um curso de capacitação promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac), na Cidade Administrativa, para formação de uma rede de voluntariado em Minas.

 

A capacitação foi ministrada pela voluntária das Nações Unidas Michelle Eisaesser e pelo especialista em política Pobreza-Meio Ambiente Amath Pathe Sene. Eles apresentaram os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adotados pela ONU em setembro de 2015, por ocasião da Cúpula das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, e orientaram os agentes públicos a como aplicá-los na formulação de políticas públicas. Veja quais são os ODS.

 

“Cada organização parceira vai desenvolver uma estrutura de voluntariado”, afirmou o juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça Sérgio Henrique Fernandes, representante do TJMG na parceria firmada entre o Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU) e os órgãos públicos de Minas, através de um memorando de entendimento.

 

O magistrado lembrou que o TJMG já possui vários grupos que trabalham com voluntariado como no Programa de Logística Sustentável, na Rede Judicial de Proteção e nos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadanis (Cejus). “Vamos capacitar esses grupos de acordo com os ODS da ONU e depois estruturar isso em rede com os demais parceiros”, disse.

 

“Uma das vertentes do voluntariado é fortalecer os laços de solidariedade, fragilizados na nossa sociedade pós-moderna”, acrescentou o juiz, lembrando o trabalho que tem sido realizado com os moradores de rua através do projeto Rua do Respeito.

 

Plataforma virtual

 

Na manhã de hoje, em reunião realizada no Servas, foi apresentada às instituições parceiras, em videoconferência, a plataforma on line desenvolvida pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), que permite o cadastro tanto de instituições que precisam de trabalho voluntário, quanto de pessoas que estão dispostas a trabalhar em ações desse tipo. A plataforma, que é usada em todo o mundo, pode ser adaptada às necessidades locais.

 

O VNU selecionou um consultor que fará um levantamento de quais estruturas do voluntariado existem em Minas e, a partir daí, vai trabalhar para estabelecer uma rede de comunicação entre os envolvidos.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial