Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Piumhi promove apoio às mulheres

Comarca abraça luta contra feminicídio


- Atualizado em Número de Visualizações:
Dia Laranja.jpg
Fórum de Piumhi anoitece laranja para apoiar a luta contra o feminicídio

 

O Fórum Doutor Oscar Soares Machado, da Comarca de Piumhi, se engajou na luta pelo fim da violência contra as mulheres e meninas. Na última sexta-feira, dia 25 de maio, quando se comemora o Dia Mundial de Eliminação da Violência Contra as Mulheres, o Judiciário, com o apoio da 77ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), se enfeitou para simbolizar e alertar sobre a necessidade de prevenir e eliminar essa prática.

 

O prédio anoiteceu iluminado com a cor laranja, com o uso de faixas com a arte da campanha de conscientização do Dia Laranja dispostas na fachada do Fórum. Foram também distribuídas pulseiras e fitas da mesma cor, para servidores e funcionários. Além disso, cartazes informativos foram colocados nas salas de audiência.

 

Segundo o diretor do foro, juiz César Rodrigo Iotti, a ideia surgiu há uma semana, quando ele estava em uma audiência em que se julgava um estupro, e a vítima disse nunca ter ouvido falar da Lei Maria da Penha. “Fiquei impressionado com a quantidade de  gente que ainda não conhece a norma”, conta o magistrado. A partir daí, veio a proposta de divulgação da Lei 11.340/2006.

 

O juiz conta ainda que a meta agora é, a cada dia 25 do mês, iluminar o Fórum de laranja, colocar as fitinhas coloridas nas roupas e concentrar audiências de violência combatendo a discriminação de gênero, e assim, chamar a atenção para o fato de que a mulher tem proteção jurídica.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial