Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Novos dirigentes do TRE-MG tomam posse no Fórum Lafayette

Desembargadores à frente da Corte Eleitoral conduzirão eleições em MG


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia6-posse-TRE.jpg
Solenidade de transmissão dos cargos de presidente e vice-presidente e corregedor do placar ocorreu no Salão do tribunal do Júri

Os desembargadores do Tribunal de Justiça de Minas de Minas Gerais (TJMG), Pedro Bernardes e Rogério Medeiros, tomaram posse ontem, 21 de junho, nos cargos de presidente e vice-presidente/corregedor do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG). A solenidade de posse foi realizada no Fórum Lafayette.

noticia3-posse-TRE.jpg
O desembargador Edgard Penna Amorim, que presidiu o Tribunal Eleitoral na gestão que se encerra, fala aos presentes

O presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, e o presidente eleito do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, prestigiaram a solenidade. O 1º vice-presidente, desembargador Antônio Carlos Cruvinel, o 2º vice-presidente, desembargador Wagner Wilson, o 3º vice-presidente, desembargador Saulo Versiani Penna, o corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça, familiares, amigos, colegas dos empossandos e várias autoridades também estava presentes.

noticia-posse-TRE.jpg
O presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto, compareceu ao evento

Em seu discurso de posse, o novo presidente do TRE, desembargador Pedro Bernardes, ressaltou a importância do aperfeiçoamento das instituições para uma democracia plena. “A liberdade é um preceito fundamental à felicidade de um povo, pois não há liberdade sem democracia. Nossos antepassados muito lutaram para que conseguíssemos chegar ao estágio em que estamos hoje; precisamos continuar o trabalho para aperfeiçoamento de nossas instituições democráticas. Não há lugar para retrocesso, como às vezes ouvimos, nos dias atuais, de vozes pouco esclarecidas”, afirmou.

noticia2-posse-TRE.jpg
O desembargador Pedro Bernardes (de pé) é o novo presidente do TRE-MG

O desembargador Pedro Bernardes também salientou a responsabilidade de eleitores e candidatos nas eleições. “É preciso que o eleitor, cada vez mais, tome consciência da importância do seu voto, para o momento e para o futuro de nosso Estado e de nossa Nação, e procure se informar, de modo a realmente a ter condições de fazer boas escolhas na hora do sagrado direito – que também é um dever – ao voto, elegendo os melhores candidatos”.

 

A saudação aos empossandos, em nome da Corte Eleitoral, foi feita por Ricardo Matos, integrante do quadro de juízes do Tribunal. Também saudaram o empossandos o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, em nome do Ministério Público Eleitoral (MPE), e o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Minas Gerais (OAB-MG), Antônio Fabrício de Matos Gonçalves.

noticia5-posse-TRE.jpg
Magistrados e diversas autoridades assistiram à cerimônia

Em seu discurso de despedida, o desembargador Edgard Penna Amorim, presidente do TRE-MG que deixou o cargo, ao fim do mandato 2016-2018, falou sobre a honra que foi presidir a instituição. O magistrado disse ainda que os desembargadores Pedro Bernardes e Rogério Medeiros saberão conduzir a instituição com competência e sensibilidade.

noticia4-posse-TRE.jpg
O desembargador Rogério Medeiros (à dir.) assume a vice-direção e a Corregedoria da corte eleitoral

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom TJMG
Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial