Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Frente do Judiciário avança na capital e interior

TJMG mantém programas e atendimentos com todos os cuidados sanitários


- Atualizado em Número de Visualizações:

O juiz Geraldo David Camargo é um dos coordenadores do programa Pontualidade do TJMG, que socorre, de forma remota, comarcas do interior com demandas represadas ou acervo muito volumoso. Ele explica que a suspensão do expediente presencial não afetou a produtividade da equipe, formada por assessores e estagiários de pós-graduação.

"A organização da nova rotina foi tranquila, porque a equipe é muito boa e coesa: bastou distribuir os processos e as metas a cada semana. Isso tem sido cumprido rigorosamente e tudo funciona muito bem", enfatiza o magistrado, que divide a supervisão do programa com o juiz Rui de Almeida Magalhães. 

Juiz Geraldo David Camargo, integrante do Pontualidade: "Bastou distribuir os processos e as metas a cada semana"

 

 

Juiz Marcos José Vedovotto, de Uberlândia: Trabalho quadruplicou principalmente em medidas protetivas e pedidos de afastamento do lar"

O juiz Marcos José Vedovotto relata uma triste realidade: o aumento de ocorrências de violência doméstica em função do confinamento.

"O nosso trabalho mais que duplicou, principalmente nas medidas protetivas e pedidos de afastamento do lar. Por isso, toda a equipe está empenhada, trabalhando de forma remota, para que essas respostas ocorram no menor tempo possível. A Justiça não pode parar", exorta.

 

 

Mariana Caroline Silva Viana, assessora: Plantão com mais de 200 liminares em habeas corpus"

A assessora Mariana Caroline Silva Viana, lotada no gabinete do desembargador Maurício Pinto Ferreira, da 8ª Câmara Criminal, frisa que a situação de pandemia e isolamento social fez com que a equipe se empenhasse ao máximo para manter a rotina de trabalho.

Os assessores utilizam o sistema Themis para desempenhar suas funções, analisando normalmente as medidas urgentes."Recentemente, participamos de um plantão com mais de 200 liminares em habeas corpus, que foram todas examinadas e decididas. É dessa forma, remota, e sempre nos comunicando com o magistrado e com a secretaria, por telefone e internet, que seguimos prestando o nosso trabalho, visando sempre ao bom serviço para o jurisdicionado e para toda a sociedade", declara.

 

 

José Adolfo Santos Santiago, administrador do Fórum de Teófilo Otoni: "Medidas para prevenir contágio"

José Adolfo Santos Santiago, administrador do Fórum de Teófilo Otoni, afirma que, mesmo em tempo de pandemia, o Poder Judiciário não para. Foram implementadas medidas para prevenir o contágio: controle do acesso das pessoas às edificações, aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos e materiais, utilização de máscara e álcool em gel.

"Intensificamos a limpeza dos ambientes, corrimãos, maçanetas, sanitários e áreas comuns. Todos foram orientados quanto ao distanciamento físico, como recomendado pelas autoridades de saúde. Houve mudança nas rotinas, mas não foi interrompido o atendimento da comunidade local", conta.