Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Espiritualidade como estratégia para enfrentar tempos de pandemia

Juiz espírita ensina como aplacar ansiedade, estresse e angústia em nossos dias


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

 

not2-palestra-haroldo-dias-12.11.2020.jpg
Na palestra, que contou com a presença do presidente do TJMG, Gilson Lemes, o juiz Haroldo Dutra Dias convidou o público a buscar a interiorização e promover um ambiente saudável

As causas, consequências e os desafios ocasionados por três dos maiores problemas atuais da humanidade foram tema da palestra proferida, nesta quinta-feira (12/11), pelo juiz da 3ª Vara de Fazenda Empresarial e Registros Públicos de Contagem, Haroldo Dutra Dias.

Grande estudioso da doutrina espírita e completando 30 anos no Tribunal, o magistrado falou sobre “Ansiedade, estresse e angústia – A espiritualidade como estratégia para o enfrentamento”. A palestra, promovida pelo TJMG, foi realizada no auditório do Anexo 1 da Unidade Goiás, no Centro de Belo Horizonte, e contou com a presença do presidente Gilson Soares Lemes e sua companheira, Aliny.

Também compareceram ao evento o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho, o desembargador Eduardo Brum e o juiz aposentado Roberto de Freitas Messano, integrante da Associação Brasileira de Magistrados Espíritas (Abrame).

O juiz palestrante agradeceu o convite feito pelo TJMG e salientou que o presidente Gilson Lemes deu um passo importantíssimo ao promover essa discussão, porque o adoecimento psíquico em várias instituições públicas e privadas é visível. Abordar o tema de forma ampla e com vários enfoques não é mais uma opção mas um dever institucional, de acordo com Haroldo Dutra Dias. 

Ele disse que neste momento, em que o planeta vive uma grande pandemia, é de grande importância que cada um procure fazer um processo de interiorização, buscando a melhor estratégia para sanar os problemas do cotidiano.

“Cuidamos de tantas coisas exteriores e nos esquecemos de cuidar da gente. E isso não é um luxo! É algo vital!”, alertou o magistrado. “De nada adianta ser bem-sucedido profissionalmente. Se entramos em um quadro de depressão colocamos tudo a perder. Devemos voltar o olhar para o nosso alicerce e selecionar tudo, como programas de TV, amigos e conversas, para que nada nos afete de forma negativa”, explicou o palestrante.

O juiz Haroldo Dutra Dias lembrou que usa seus estudos e postura de vida no seu dia a dia profissional, o que lhe rende ótimos resultados. “Um líder saudável é a garantia de um ambiente saudável. Pessoas estressadas, deprimidas, ansiosas fatalmente vão transferir tais características para os colegas de trabalho, contaminando todo o ambiente”, analisou o magistrado.

not-palestra-haroldo-dias-12.11.2020.jpg
Palestrante Haroldo Dutra Dias dedica-se a disseminar a doutrina espírita no Brasil e no exterior, além de seus afazeres como juiz 

Alívio

“O doutor Haroldo Dutra, que desenvolve um grande estudo sobre a doutrina espírita, nos brindou com uma bela palestra. Todos os presentes saem daqui aliviados e cientes da importância de se fazer o bem, de nos ocuparmos com coisas boas para aliviar as tensões e o estresse. Quero parabenizá-lo pela brilhante palestra”, enfatizou o presidente do TJMG, Gilson Soares Lemes.

“Neste momento tão difícil de pandemia, é fundamental que mantenhamos a nossa conexão com Deus. É importante termos consciência disso, pois somos criaturas divinas. Sem a conexão com o Pai maior, ficamos perdidos e nos falta sentido para a própria vida”, observou o desembargador Eduardo Brum.

O juiz aposentado Roberto de Freitas Messano lembrou que o TJMG foi muito feliz em promover uma palestra com o magistrado, acostumado a discorrer internacionalmente sobre o tema.  

Currículo

Palestrante no Brasil e no exterior, Haroldo Dutra Dias é autor de uma tradução do Novo Testamento, editado originalmente pelo Conselho Espírita Internacional em 2010 e pela Federação Espírita Brasileira, organização à qual o magistrado cedeu os direitos autorais e patrimoniais da obra. Também escreveu Parábolas de Jesus. É especialista em paleontografia, crítica textual, aramaico e francês.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial