Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Equipe da ONU visita o TJMG

Programa de Voluntários visitou a Presidência do Tribunal e a Corregedoria-Geral de Justiça


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

Integrantes do Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU/ONU) visitaram, hoje, 23 de setembro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Gabriel de Souza Aragão e Maria Dolores Nunes Galanforam recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Herbert Carneiro, na visita à sede, e pelo corregedor-geral de justiça, desembargador André Leite Praça, na visita à Corregedoria. Participaram também do encontro o segundo vice-presidente, desembargador Wagner Wilson, o desembargador Manoel dos Reis Morais e os juízes auxiliares da Corregedoria Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes e Marcus Vinícius Mendes do Valle, que atuam no Núcleo de Voluntariado (NV) do TJMG.

 

Para o presidente Herbert Carneiro, ter um Núcleo de Voluntariado mostra o compromisso do Tribunal de Justiça com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. “Queremos dar efetividade a essa rede, incentivando o apoio mútuo entre diversos parceiros, de forma a contribuir para os bons resultados de inúmeros projetos voltados para a pacificação social”, afirmou.

 

O desembargador André Leite Praça demonstrou todo o apoio da Corregedoria para fazer crescer, dentro do TJMG, o movimento do voluntariado: “Sabemos que alguns juízes têm projetos pessoais, ações isoladas voltadas para o trabalho voluntário. O importante é fazer uma catalogação desses projetos e ações para dar-lhes visibilidade e promover sua expansão para todo o Judiciário. Vamos atuar de forma que essas iniciativas passem a integrar a Rede de Voluntariado do Estado de Minas Gerais, projeto do qual o Tribunal é parceiro junto a outras instituições”.


Solidariedade


“Na estrutura do Núcleo de Voluntariado, temos representantes da alta direção do TJ, o que vai possibilitar que todo o Tribunal seja chamado a participar”, explica o desembargador Manoel dos Reis Morais. Segundo o magistrado, a estruturação do projeto obedece ao Planejamento Estratégico da instituição, e a expectativa é que a solidariedade e o voluntariado passem a fazer parte da cultura do TJ.

 

“Para além da prestação jurisdicional, o voluntariado deve estar na base da missão do Judiciário, deve fazer parte do portfolio de negócios do Tribunal, como um catalisador das ações sociais. Para isso, o papel da Corregedoria é fundamental, uma vez que tem grande capilaridade no Judiciário e se faz presente em cada unidade judiciária, em cada comarca, em cada cartório”, afirma o juiz auxiliar da Corregedoria Sérgio Henrique Cordeiro Caldas Fernandes. Ele explica que o Núcleo de Voluntariado do TJMG irá fazer um levantamento de todas as ações de voluntariado e incentivar a implementação de outras.


Parceiros


A coordenadora do Programa de Voluntários da ONU no Brasil, Maria Dolores Nunes Galan, agradeceu o apoio do Tribunal de Justiça, que fará espalhar na instituição o trabalho voluntário como parte importante da integração e da justiça social. Ela sugeriu que seja dada ênfase ao dia 5 de dezembro, Dia Mundial do Voluntariado, “ótima data para fazer nascer o projeto, com um evento de apresentação do núcleo aos parceiros, para salientar o papel do voluntariado”.

 

A coordenadora destacou ainda: “Fico feliz de ver que a estrutura do Tribunal de Justiça está envolvida no sonho de ver o Brasil engajado na cultura do voluntariado. Essainiciativa representa um grande salto, um diferencial para Minas Gerais, um projeto-piloto a ser seguido pelos outros estados do Brasil”.

 

O Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (NV/TJMG) foi criado pela Portaria Conjunta 543/2016 e atende ao disposto no “Memorando de Entendimento – MOU'', firmado em 9 de maio de 2016pelo Programa de Voluntários das Nações Unidas (VNU), administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), pelo TJMG, pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MP) e pelo Estado de Minas Gerais.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
TJMG – Unidade Fórum Lafayette

(31) 3330-2123

ascomfor@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial