Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef outorga Medalha de Mérito

Homenageados contribuíram para a formação de magistrados e servidores


- Atualizado em Número de Visualizações:
noticia3-medalha-ejef-25.11.19.jpg
Solenidade de entrega da Medalha do Mérito da Ejef, no auditório do Órgão Especial do TJMG,  foi bastante concorrida

A desembargadora Maria Luiza de Marilac Alvarenga Araújo e o Professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza (in memorian) foram agraciados na tarde desta segunda-feira (25/11) com a Medalha de Mérito da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef).

Na oportunidade, também foi descerrado o quadro com a fotografia do desembargador Wagner Wilson Ferreira, que passou a integrar a galeria de retratos de ex-superintendentes da Ejef.

Durante a solenidade, realizada no Salão do Órgão Especial, o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Nelson Missias de Morais, falou sobre sua satisfação de participar de homenagens tão significativas. 

noticia4-medalha-ejef-25.11.19.jpg
Desembargador Wagner Wilson ajuda a descerrar seu retrato, ao lado da superintendente da Ejef, desembargadora Áurea Brasil, e do presidente do TJMG, Nelson Missias

O presidente pediu permissão a todos para reverenciar de modo especial a memória do professor Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza, a quem saudou como um “guardião da Justiça”. “Jurista, professor, gestor, editor, articulista, em todas as suas atividades o professor Fiuza assumiu dois temas como centrais: a Justiça e a Fraternidade, a boa convivência entre as pessoas”, enfatizou.

A trajetória profissional do professor Ricardo foi destacada pelo desembargador Nelson Missias. O presidente mencionou seus mais de 40 anos de Tribunal de Justiça, onde atuou como diretor-geral, e na Ejef, na qual contribuiu decisivamente para a formação de centenas de magistrados e servidores. 

O presidente destacou também os textos literários de Ricardo Fiuza, em especial aqueles em que tratava da cultura portuguesa, de que era um aficionado.  “Por sua obra literária, chegou à titularidade na Academia Mineira de Letras”, lembrou.

Porém, de acordo com o magistrado, “a riqueza do currículo do professor Fiuza não superava a sua lhaneza de trato, sua fidalguia e sua generosidade no contato com as pessoas, conjunto que o transformou em uma unanimidade no Tribunal de Justiça, tanto junto aos magistrados, quanto junto aos servidores, que viam nele um companheiro e jamais um superior, sempre dedicado a cumprir um só objetivo: tornar a aplicação da Justiça cada vez mais eficaz e célere”.

noticia5-medalha-ejef-25.11.19.jpg
O presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, Janice Maria Fiuza, que recebeu a medalha em nome do Professor Ricardo Fiuza, e a desembargadora Áurea Brasil

De acordo com o presidente Nelson Missias, igualmente merecida é a homenagem que a Ejef presta à desembargadora Maria Luíza de Marilac. O desembargador também destacou sua trajetória profissional, primeiro como servidora do Tribunal, depois como magistrada, que “desenvolveu uma carreira brilhante, em comarcas do interior e de Belo Horizonte”.

Nelson Missias elogiou ainda a dedicação da colega em trabalhos de formação profissional da magistratura, como membro do Comitê Técnico da Ejef e como juíza orientadora de aulas práticas e de estágios para formação inicial de juízes substitutos. “Ela é, portanto, uma formadora de juízes, razão mais do que suficiente para ser merecedora da Medalha que hoje lhe foi outorgada”, concluiu.

Já a segunda vice-presidente do TJMG e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes, desembargadora Áurea Brasil, disse se tratar de um momento de reconhecimento e gratidão. “Os dois agraciados com a Medalha de Mérito são pessoas cuja vida e história estão indelevelmente associadas à nossa Ejef e cujo trabalho está marcado no âmago da escola”, ressaltou.

Áurea Brasil elogiou também a gestão do desembargador Wagner Wilson como superintendente da Ejef  (biênio 2016/2018), a quem se referiu como um magistrado vocacionado e cuidadoso com a formação humana de juízes e servidores, sem se descuidar da formação técnico-jurídica. “O desembargador Wagner Wilson trouxe para a escola valores que sempre pautaram sua vida profissional e pessoal: a gentileza, o olhar diferenciado, a esperança e a fé no ser humano”, enfatizou.

Agradecimentos

A desembargadora Maria Luíza de Marilac agradeceu as homenagens e falou também em nome do desembargador Wagner Wilson e dos familiares do professor Ricardo Fiuza. A magistrada relembrou sua vida profissional e, em especial seu ingresso na Escola Judicial. “Fui levada à Ejef pelas mãos da saudosa desembargadora Jane Silva, que foi, e ainda é, para mim um exemplo de competência e talento, um modelo pessoal e profissional”, disse.

noticia6-medalha-ejef-25.11.19.jpg
Os desembargadores Nelson Missias de Morais, a homenageada Maria Luiza de Marilac,e Áurea Brasil

A viúva do professor Ricardo Fiuza, Janice Maria Pinto Neves Fiuza também agradeceu, emocionada, em nome de toda a família, a homenagem prestada àquele que foi seu marido e companheiro por 58 anos.

Compuseram ainda a mesa de honra do evento o primeiro vice-presidente do TJMG, desembargador Afrânio Vilela, a terceira vice-presidente, desembargadora Mariângela Meyer e a defensora pública Raquel Gomes de Sousa da Costa Dias, representando o defensor público geral, Gério Patrocínio Soares.

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial

.