Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Ejef faz Curso de Aperfeiçoamento Jurídico em Montes Claros

Encontro é voltado para a área da Infância e Juventude


- Atualizado em Número de Visualizações:

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), por meio da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), realizou hoje,12 de abril, em Montes Claros, o “Curso de Aperfeiçoamento Jurídico e Gerencial para Magistrados (CJUR), na modalidade semipresencial.

O curso busca propor alternativas para um melhor tratamento das inúmeras ações distribuídas diariamente nos fóruns e tribunais, por meio de oficinas e palestras que abordam o “Direito da Criança e do Adolescente”.

noticia3-ceju-montes-claros.jpg
Na abertura do encontro, a desembargadora Maria Luiza Marilac falou da responsabilidade do Judiciário de aprimorar a sua conduta diante das crianças e dos adolescentes

Na solenidade de abertura do encontro, a desembargadora Maria Luiza de Marilac, representando a 2ª vice-presidente do TJMG, desembargadora Áurea Brasil, falou da alegria e da responsabilidade e, especialmente, do cuidado que se deve ter ao lidar com essas “vítimas do descaso, da negligência, do egoísmo, da violência e até mesmo do despreparo de quem deveria zelar por elas.”

Para a magistrada, cabe ao Judiciário agir de forma a evitar que a violência se perpetue, que o responsável seja punido e que aquela criança ou adolescente tenha oportunidade de seguir adiante com segurança e liberdade.

Para ela, reside aí, “a enorme responsabilidade do Judiciário em aprimorar a sua conduta diante das nossas crianças e dos nossos adolescentes.”

noticia-ceju-montes-claros.jpg
A desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz proferiu a primeira palestra  do dia

Após a fala da desembargadora Maria Luíza de Marilac, a Superintendente da Coordenadoria da Infância e da Juventude, desembargadora Valéria Rodrigues Queiroz, da 15ª Câmara Cível do TJMG, proferiu a palestra “A responsabilização juvenil no ordenamento jurídico brasileiro; Aspectos legais e processuais da execução das medidas socioeducativas à luz da nova Lei nº 12.594/2012 e da Resolução nº 165/2012 do CNJ. Resoluções do CNJ e da CGJ.”

“Projetos de prevenção” foi o tema da palestra de encerramento que o juiz da 1ª Unidade Jurisdicional do Juizado Especial da Comarca de Lavras, Sérgio Luiz Maia, proferiu.

noticia1-ceju-montes-claros.jpg
Os juízes Roberto Poiani e Marcos Padula coordenaram as oficinas

Já as oficinas contemplaram aspectos relacionados ao direito à convivência familiar; a perda e suspensão do poder familiar; as atribuições do Conselho Tutelar e sobre Depoimento Especial segundo a Lei 13.431, de 2017. Atuaram como coordenadores das oficinas o juíz da Vara da Infância e Juventude de Uberlândia, José Roberto Poiani; o juiz da Vara Cível, da Infância e da Juventude de Belo Horizonte, Marcos Flávio Lucas Padula e o juiz da Comarca de Muzambinho, Flávio Umberto Moura Schmidt.

O Cejur aconteceu nas dependências do Amsterdam Apart Hotel, na Avenida Governador Magalhães Pinto, 4541, no bairro Jaraguá, em Montes Claros.

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial