Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Combate à violência é foco de evento em Carmo de Minas

Além de palestras, comunidade participou de ações de cidadania e de bem-estar


- Atualizado em Número de Visualizações:

Conscientizar homens e mulheres a respeito da importância de combater a violência doméstica e, ao mesmo tempo, promover ações de cidadania e de bem-estar. Com esse foco, a Comarca de Carmo de Minas, no Sul do estado, realizou dois dias de atividades diversas, abertas à comunidade local. No Tribunal do Júri, foram realizadas palestras. No mesmo horário, a rua em frente ao fórum foi fechada para receber estandes de atendimento à população.

 

noticia 2 Justi_a pela Paz em casa carmo de minas.jpg
Nos estandes montados em frente ao fórum, houve emissão de documentos e encaminhamento para serviços oferecidos pelo poder público

 

As ações integraram a Campanha Justiça pela Paz em Casa e foram realizadas em março deste ano. A campanha de âmbito nacional foi criada em 2015 e consiste num esforço concentrado, realizado periodicamente, para julgar os casos de violência doméstica que estejam em tramitação nos tribunais de justiça brasileiros.

 

O juiz Afonso Carlos Pereira da Silva, da Comarca de Carmo de Minas, explica que o comprometimento do Poder Judiciário no combate às múltiplas formas de agressão contra a mulher e no desenvolvimento de uma cultura de não violência é de suma importância. “Promovemos diversas atividades com o objetivo de resgatar a autoestima das mulheres, incentivar a autonomia e independência financeira delas e de valorizar as vítimas de violência doméstica. O evento foi um sucesso e teve repercussões positivas na comarca”, afirmou o magistrado. O juiz acredita que o envolvimento e o apoio da comunidade e de todos os colaboradores foram fundamentais para o êxito das ações.

 

noticia 3Justi_a pela Paz em casa carmo de minas.jpg
Evento, idealizado com mais de um mês de antecedência, teve apoio de entidades e órgãos diversos

 

Lazer

 

Durante dois dias, foram realizadas as palestras “Violência doméstica” e “Família e violência intrafamiliar”, ministradas pelo promotor de justiça Antônio Borges da Silva, pelo teólogo, filósofo e padre Rogério Ferreira da Silva e pelo delegado Márcio Ciarini. Cada uma das palestras reuniu mais de 100 pessoas.

 

noticia 5 Justi_a pela Paz em casa carmo de minas.jpg
A violência doméstica e familiar foi tema das palestras realizadas durante os dois dias de evento

 

Na rua de lazer, a comunidade recebeu atendimentos diversos. Num dos estandes, foram realizados 146 encaminhamentos para o Programa Bolsa Família. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, foram feitos outros 180 encaminhamentos para participação no Programa de Saúde da Mulher.  Também foram emitidos 72 Cadastros de Pessoa Física (CPFs), em parceria com a unidade da Receita Federal em São Lourenço, e 75 carteiras de identidade pela Delegacia Regional de São Lourenço.

 

Na tenda de escolha de profissões foram feitos 420 atendimentos para orientação da população local sobre as alternativas de colocação profissional e incremento da renda familiar. O público recebeu massagens e fez procedimentos de estética facial. A partir de critérios de vulnerabilidade, 30 mulheres foram selecionadas para fazerem cursos gratuitos ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) nas áreas de bem-estar e beleza. As crianças não ficaram de fora. Para elas, teve cama elástica e foram distribuídos 1,5 mil saquinhos de pipoca e 700 unidades de algodão doce.

 

noticia 4 Justi_a pela Paz em casa carmo de minas.jpg
Além de cama elástica, crianças aproveitaram a distribuição de pipoca e algodão doce

 

 Parceria

 

“Nossa primeira providência foi fazer contato com a prefeitura municipal e buscar parceiros para a realização do evento”, explica a escrivã judicial substituta Andréa Guimarães Garrido dos Santos, uma das organizadoras da ação. Segundo ela, o apoio de palestrantes e de entidades diversas, como cooperativas, rádios, escolas e a Ordem dos Advogados do Brasil, foi fundamental para o sucesso da iniciativa. Andréa explica que o evento foi idealizado com mais de um mês de antecedência, a partir da realização de reuniões semanais para discutir cada detalhe.

 

“O resultado foi muito bom, com ótima participação da comunidade”, diz a escrivã, que relata o desejo de que a iniciativa seja aperfeiçoada e repetida. Andréa acredita que conscientizar a população sobre a importância de combater a violência doméstica é tarefa das mais importantes, sobretudo na região, onde são registrados muitos casos de agressão todos os anos.

 

A equipe que participou da organização do evento já tem planos para realizar novas ações de combate à violência doméstica na comarca.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial