Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cejusc de Lavras inaugura posto de atendimento

O setor será responsável pela conciliação e mediação pré-processual


- Atualizado em Número de Visualizações:

Uma parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e o Centro Universitário de Lavras (Unilavras) possibilitou a inauguração, no início de junho, de um Posto de Atendimento Pré-Processual (Papre) no Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Lavras. O posto irá funcionar nas dependências do Núcleo de Prática Jurídica do Unilavras, que fica na rua Doutor Armando Amaral, 205, Bairro Centenário, em Lavras.

 

Na solenidade de inauguração, o coordenador do Cejusc de Lavras, juiz Rodrigo Melo Oliveira, falou sobre a importância desse novo espaço para conciliação e mediação, o qual considera de grande benefício humano e social. Obter a solução de um conflito sem que as partes precisem passar por todas as fases do processo judicial é, segundo o magistrado, mais rápido e menos desgastante e oneroso. Para ele, outra vantagem dos métodos autocompositivos é permitir que as próprias partes encontrem conjuntamente o melhor caminho para a solução do problema em que estão envolvidos. Assim, o acordo celebrado irá corresponder à vontade de ambas as partes, sendo, portanto, mais eficaz.

Noticia Lavras.jpg

Ainda de acordo com o juiz Rodrigo Melo, o trabalho realizado pelo posto de atendimento deve resultar na redução do número de processos que chegam diariamente à Justiça. “Temos verificado grande êxito nas audiências de conciliação, principalmente nas ações relacionadas a conflitos familiares, tais como alimentos e divórcio”, esclareceu o magistrado.

 

Na oportunidade, a reitora do Unilavras, professora Christiane Amaral Lunkes Argenta, lembrou a importância do momento para todos os envolvidos com o curso de Direito e com o Núcleo de Prática Jurídica. “Só tenho a agradecer o esforço e o comprometimento de nossos professores e a boa vontade e firmeza de princípios dos representantes do Judiciário, que possibilitaram a realização desse sonho”, disse.

 

A parceria visa fomentar na instituição educacional a conciliação e a mediação como métodos alternativos de solução de conflitos. As audiências são realizadas com a participação de estudantes e professores de Direito. “Será uma oportunidade ímpar de aprendizado aos acadêmicos, pois estamos participando de uma ação ativa de responsabilidade social e cidadania junto à população, o que contribui para uma formação mais humanista de nossos egressos”, ressaltou a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, professora Walkíria Castanheira. 

 

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom

Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG

(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br

facebook.com/TJMGoficial/

twitter.com/tjmgoficial

flickr.com/tjmg_oficial