Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Campanha Novembro Azul realiza exames de prevenção

Durante o primeiro dia, cerca de 90 atendimentos foram realizados


- Atualizado em Número de Visualizações:

 

noticia5-estande-novembro-azul.jpg
A enfermeira Cláudia tira a pressão do presidente do TJMG, Nelson Missias de Morais, no primeiro dia da campanha Novembro Azul

Durante o primeiro dia, cerca de 90 atendimentos foram realizados no estande do Novembro Azul, no Edifício Sede do TJMG. A campanha nacional foi encampada pelo TJMG, por meio da Diretoria Executiva de Administração de Recursos Humanos (Dearhu) e a Gerência de Saúde do Trabalho (Gersat).

“Esse tipo de iniciativa voltada para a prevenção é muito importante para todos. É a oportunidade para que cada um possa cuidar de forma adequada da saúde para evitar um mal maior. Queremos nossos servidores tranquilos, sadios e preparados para os desafios”, enfatizou o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais.

O presidente realizou exames, mediu a pressão arterial, fez o teste de glicemia capilar para detectar fatores de risco para diabetes e recebeu orientações sobre a prevenção de doenças típicas do homem, como o câncer de próstata.

noticia7-estande-novembro-azul.jpg

Sônia Veloso, enfermeira da Gersat, confere a glicemia do juiz do CNJ Luís Geraldo Lanfredi

O presidente estava acompanhado do juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) Luís Geraldo Lanfredi, que também se submeteu aos exames.

“O servidor é a alma do Tribunal de Justiça, sem ele a prestação jurisdicional não seria alcançada. Esse olhar humanitário, com atenção específica para aquele que provê os atos da Justiça e que efetivamente é o responsável pela materialização daquilo que os juízes decidem, se torna essencial para garantirmos a continuidade e a fortaleza dos serviços”, ressaltou Lanfredi.

Ele destacou que é de extrema importância esse tipo de campanha promovida pelo Judiciário mineiro. “Estamos investindo no elemento humano, que é, sem dúvida alguma, o eixo principal de toda a atuação da Justiça”, disse.

Mudança de hábito

noticia-estande-novembro-azul.jpg
Cerca de 90 atendimentos foram feitos durante todo o dia no saguão do Edifício Sede do TJMG

Uma das que passaram pelo atendimento, a servidora Ana Lúcia Ferreira Leite descobriu que estava hipertensa durante a campanha Novembro Azul de 2018.

“É muito importante esse tipo de iniciativa, pois no ano passado medi minha pressão arterial por curiosidade. Estava altíssima. Desde então, tomo medicamento para controle da doença. Este ano, minha pressão está normal. Esse alerta pode salvar vidas”, destaca a servidora.

A enfermeira da Gersat Sônia Veloso diz que “a campanha tem o objetivo de alertar e despertar a atenção, principalmente dos homens, que costumam cuidar menos da saúde que as mulheres, para a necessidade dos exames de prevenção”.

O servidor Tiago Brito contou que nem sempre faz os exames periodicamente por falta de tempo, e disse que gostou da iniciativa do Tribunal justamente pela praticidade.

Todas as pessoas que passaram pelo atendimento receberam uma cartilha do TJMG sobre a saúde do homem, explicando as fases do amadurecimento masculino, as doenças da próstata, o câncer de pênis – características, prevenção e tratamento. Receberam ainda um folheto com informações sobre hipertensão, colesterol, índice de massa corporal, atividades físicas e dicas para deixar o cigarro.

Novembro Azul

O mês de novembro foi escolhido no mundo inteiro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças com grande incidência nos homens, como diabetes. Na quinta-feira (7/11), a equipe da Gersat estará no Edifício Liberdade (Praça da Liberdade).

"O objetivo do Novembro Azul no TJMG é sensibilizar os homens para superar o medo e o preconceito de fazer o exame e manter o acompanhamento médico de rotina, especialmente aqueles que têm casos de câncer de próstata na família ou outros fatores de risco", explica a enfermeira Walmara do Espírito Santo Aguiar Lima, enfermeira do TJMG.

Walmara disse que aconselha as pessoas a cuidar do peso, da alimentação e praticar exercícios físicos. "Para os homens, recomendamos que a partir dos 45 anos realizem o exame de próstata’’, ressaltou.

Dados

No Brasil, cerca de 68.220 novos casos de câncer de próstata são diagnosticados por ano. Apesar de ser uma doença grave, pode ser curada se for descoberta em fase inicial.

Em 22 de novembro, o Tribunal convida servidores e usuários da Justiça a manifestarem seu apoio à campanha e usarem uma peça azul em seu vestuário. Tire uma foto e compartilhe nas redes sociais do TJMG, utilizando as hashtags #VemdeazulTJMG e #NovembroAzulTJMG. Mande suas fotos também para fotografia@tjmg.jus.br.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial