Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Campanha arrecada mais de dois mil itens de higiene para recuperandas

Apac de BH recebeu 77 kits: os outros vão para Itaúna e Rio Piracicaba


Número de Visualizações:

 

Not-entrega-Kit-APAC1.jpg
Desembargadora Maria Luiza de Marilac, presidente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, faz entrega dos kits a recuperandas da Apac BH 

“Eu nunca tive medo de errar com ninguém. Hoje tenho receio de decepcionar as pessoas que me apoiam e confiam em mim, que acreditam que sou capaz de ser uma pessoa melhor, pronta para retornar à convivência em sociedade.”

A afirmação é da recuperanda Andrea Ramos, que cumpre pena na unidade de Belo Horizonte da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac). Nesta quarta-feira (21/10) foram entregues 77 kits com itens de higiene pessoal para as recuperandas da Apac da capital mineira, arrecadados durante a campanha promovida pelo Núcleo de Voluntariado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).

Realizada em parceria com o Núcleo de Assistência Servidor Solidário (Naas) e a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv), a iniciativa foi um sucesso: 2,4 mil itens arrecadados nas unidades do TJMG em Belo Horizonte. Entre os produtos doados estão xampus, condicionadores, absorventes, hidratantes, desodorantes, sabonetes e escovas de dente.

A recuperanda Andrea Ramos disse que esse tipo de doação significa muito. “Eu estava no sistema prisional comum, onde era tratada como bicho, não tinha compreensão, entendimento... Sentimentos que encontramos aqui com as pessoas que trabalham na Apac. Para nós, esses kits significam dignidade, respeito.”

Amor ao próximo

NOT-Entrega-Kit-APAC.jpg
Doações totalizaram 2,4 mil produtos que serão também encaminhados às Apacs de Itaúna e Rio Piracicaba

As doações foram entregues pela desembargadora Maria Luiza de Marilac, presidente do Núcleo de Voluntariado do TJMG, que ressaltou o valor da campanha. “A solidariedade é legítima, sem qualquer tipo de discriminação. Importante tarefa é o exercício efetivo do amor ao próximo”, destacou a desembargadora.

Segundo a magistrada, a iniciativa da campanha surgiu quando foi constatado que as mulheres que cumprem pena na Apac da capital não tinham acesso, em quantidades adequadas, aos itens básicos de higiene e saúde. “Com a pandemia de covid-19, esse quadro se agravou, já que, na maioria das vezes, eram os familiares das recuperandas que disponibilizavam tais produtos ao visitá-las”, ressaltou a desembargadora.

Após a entrega das doações, as recuperandas fizeram uma oração conjunta em agradecimento. Citando uma frase do papa Francisco, “O que se compartilha se multiplica”, Maria Luiza de Marilac agradeceu às pessoas que colaboraram com a campanha.

Interior

O encarregado administrativo da Apac de BH, Ernandes Silva, afirmou que as 80 recuperandas que cumprem pena na unidade receberam os kits. “A doação veio em boa hora, pois muitas mulheres não têm família ou contato com algum parente. Essas doações no universo prisional são essenciais, já que não há o custeio do Estado para itens básicos de higiene, sendo fundamental a continuidade dessas doações para suprir as necessidades diárias e constantes das recupeandas”, destacou Ernandes Silva.

Ouça o podcast com os áudios do encarregado da Apac e da recuperanda Andrea Ramos:

Outros 80 kits com os itens arrecadados na campanha serão enviados para as unidades femininas da Apac de Itaúna e de Rio Piracicaba, segundo informou Valdeci Antônio Ferreira, diretor executivo da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC).

O Estado de Minas Gerais tem ao todo 39 Apacs, totalizando 4,2 mil vagas. Das 39, oito são destinadas a mulheres e estão localizadas em Belo Horizonte, Governador Valadares, Frutal, Itaúna, Conselheiro Lafaiete, São João del-Rei, Pouso Alegre e Rio Piracicaba. A de Belo Horizonte foi a última a ser inaugurada. Nessas unidades, 311 recuperandas cumprem pena.

 

Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial