
A Associação Brasileira dos Magistrados Espíritas (Abrame) realizou nesta terça-feira o Ciclo de Palestras com o tema “Laços de Sangue e do Espírito”, ministrada pelo advogado Luciano Alencar, na sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). O evento, uma parceria com o TJMG, foi realizado de forma presencial e transmitido pelo Canal da Abrame na plataforma YouTube.
O ciclo de palestras foi aberto pelo membro do Conselho Consultivo da Abrame, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho, que saudou todos os presentes e apresentou um breve currículo do expositor. Luciano Alencar é advogado, professor em Barbacena e assessor e consultor jurídico da Federação Espírita Brasileira, com passagem destacada em sustentação oral no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema aborto de anencéfalos.
O desembargador Eduardo Brum, também membro da Abrame, fez uma prece antes da palestra, desejando sucesso ao advogado. O evento também teve a presença da delegada e vice-diretora de Eventos da Abrame, juíza Maria Isabel Fleck.
Segundo o advogado Luciano Alencar, a palestra “Laços de Sangue e do Espírito” aborda a importância da família, a proteção jurídica do Estado e uma compreensão da família de sangue e da família espiritual.
“Muitas vezes, sentimos mais afinidade por um amigo próximo do que por um irmão consanguíneo, o que mostra como podemos nos unir pela afinidade e não apenas pelo sangue”, frisou o palestrante.
Ele também traçou um paralelo entre os aspectos jurídicos da proteção da família, a partir da Constituição da República e do Código Civil, e os aspectos espirituais por meio das leis que regem a vida das pessoas a partir dos conceitos do espiritismo. “As leis espirituais unem as pessoas e não acabam com a morte do corpo”, disse Alencar.
Ligado à doutrina espírita há 32 anos, o advogado classifica a iniciativa do TJMG e da Abrame como positiva, no sentido de abrir os olhos da sociedade em torno da espiritualidade e em busca de Deus.
“As palestras da Abrame levam pontos de vistas diferentes e abrangentes sobre as relações humanas. Quando colocamos em um debate o ingrediente espiritual, temos a ideia da imortalidade e da continuidade da vida da alma após a morte do corpo”, concluiu Alencar.
Abrame
A Abrame é uma associação civil que congrega magistrados seguidores da doutrina espírita de todas as esferas e instâncias. Em seu quadro de associados estão juízes e desembargadores estaduais, federais, do trabalho, militares, além de ministros de tribunais superiores do país. O objetivo da Abrame é operar ativamente no sentido da espiritualização do direito e da Justiça, com a realização de diversas atividades que promovem a doutrina espírita.
Assista aqui à palestra do advogado Luciano Alencar.
Diretoria de Comunicação Institucional – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial