Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Gestão de Primeira

Padronização, rumo à excelência na prestação jurisdicional


Publicado em 10 de Abril - 2017

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu dentre as Metas Prioritárias de 2010 a Meta 5, que visa implantar método de gerenciamento de rotinas (gestão de processo de trabalho) em pelo menos 50% das unidades judiciárias de 1º grau.

 

Para cumprimento dessa meta nacional, a Corregedoria-Geral de Justiça lançou o Programa Gestão de Primeira, por meio da Portaria 1535/CGJ/2011. O programa visa padronizar os procedimentos nas secretarias de juízo, serviços auxiliares e juizados especiais, com abrangência em todo o Estado.

 

A inspiração da escolha do nome “Gestão de Primeira” partiu do propósito de tornar a prestação jurisdicional de “Primeira Instância” um serviço de “primeira” qualidade. Assim, a palavra “primeira”, representa “Primeira Instância”, com serviços de “Primeira” qualidade.

 

A iniciativa tem como parceiros internos os magistrados, as secretarias de Juízo, os diretores dos foros, a Ascom, a Gesis, a Ejef, o Cepaq, a Dirfor e outros que se fizerem necessários e, como parceiros externos, o CNJ e outros tribunais do país.

Contatos: nuplan@tjmg.jus.br


  •  

    Desenvolvido atualmente pela Secretaria de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instancia - SEPLAN, por seu Núcleo de Suporte ao Planejamento e à Gestão da Primeira Instância - NUPLAN, o Programa GESTÃO DE PRIMEIRA tem como objetivos:

     

    I – analisar, diagnosticar, implantar e retificar rotinas de trabalho praticadas nas unidades judiciárias e serviços auxiliares;

    II – elaborar e/ou revisar as Instruções Padrão de Trabalho (IPT’s) das secretarias, com a participação dos servidores, escrivães e juízes;

    III – padronizar os carimbos, atas de audiência, capas de autos, formulários, certidões, dentre outros;

    IV – promover a gestão de documentos, revisando, alterando ou excluindo documentos e formulários do SISCOM WINDOWS;

    V – participar da elaboração e/ou revisão de manuais de treinamento;

    VI – disseminar novos padrões, por meio de treinamento a ser ministrado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef);

    VII – ministrar palestra sobre “Módulo Padronização” nos cursos de formação de magistrados e nos treinamentos de “Rotinas de Secretaria” para servidores, promovidos pela Ejef;

    VIII – orientar os escrivães quanto às rotinas das secretarias de juízo, para melhor atendimento do servidor e do jurisdicionado;

    IX – propor a inclusão, exclusão e/ou alteração de procedimentos de rotinas de trabalho gerais aos atos normativos da Corregedoria Geral de Justiça;

    XI – implementar metas e indicadores de desempenho nas unidades judiciárias de 1º grau padronizadas.

  •  

    O Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais instituiu o Sistema de Padronização Organizacional – SPO, metodologia que sistematizou o desenvolvimento e acompanhamento das normas e padrões utilizados pela instituição, conforme Portaria 1.546/2003.

     

    Dentre outros padrões estabelecidos pelo  SPO a IPT foi adotada como padrão que formaliza as atividades necessárias para a realização de um procedimento, podendo ser  apresentada na forma de fluxo e, havendo necessidade, através de formulários e “telas-padrão” de sistemas informatizados.

     

    A forma adotada de apresentação da IPT foi a de formulário, por entender ser mais adequado descrever as  tarefas a serem executadas, de forma detalhada,  para facilitar  a compreensão e  execução das  rotinas.

     

    As IPT’s trazem,  em seus bojos,  os detalhamentos de cada tarefa. Dessa forma, para cada procedimento a ser executado foi criada uma IPT. Assim, para  se expedir  uma carta precatória foi elaborada a IPT “Expedição de Carta Precatória”. Outro exemplo, para emissão de um mandado, foi elaborada a IPT “Expedição de Mandado”  e assim por diante. 

     

    A elaboração das IPT´s é feita com a participação de juízes, escrivães e servidores, observando-se a legislação vigente, os atos normativos da Corregedoria e do Conselho Nacional de Justiça. A revisão é realizada a  cada um ano e meio ou a qualquer momento, caso haja mudanças na legislação ou novas práticas sejam adotadas.

  • Conheça os Atos Normativos da Gestão de Primeira

    PORTARIA 3.935/CGJ/2015

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's das rotinas atinentes às Unidades Jurisdicionais do Sistema dos Juizados Especiais das comarcas do interior do Estado de Minas Gerais.

    Provimento 217/CGJ/2011

    Acrescenta dispositivos ao Provimento nº 161, de 1º de setembro de 2006, que codifica os atos normativos da Corregedoria Geral de Justiça do Estado de Minas Gerais - Publicado no DJe em 18/07/2011.

    Portaria 3217/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas com competência para Inquéritos Policiais do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 1660/CGJ/2011

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de Rotina Criminal - Publicado no DJe em 18/07/2011.

    Portaria 1758/CGJ/2011

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de Rotina Cível - Publicado no DJe em 23/09/2011.

    Portaria 2107/CGJ/2012

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de Rotina da Infância e Juventude - Publicado no DJe de 04/06/2012.

    Portaria 2621/CGJ/2013

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de Rotina de Execuções Penais - Publicado no DJe em 18/04/2013.

    Portaria 2633/CGJ/2013

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de Rotina da Lei "Maria da Penha" - Publicado no DJe em 27/04/2013.

    Portaria 2901/CGJ/2013

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas da Fazenda Pública Municipal do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 2902/CGJ/2013

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Feitos Tributários do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 2903/CGJ/2013

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas da Fazenda Pública e Autarquias do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3125/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Família do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3126/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Sucessões e Ausência do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3213/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Tóxicos do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3214/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Precatórios Criminais do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3215/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Precatórias Cíveis do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3216/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Tribunal do Júri do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3218/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas empresariais do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3219/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Vara Agrária do Estado de Minas Gerais.

    Portaria 3220/CGJ/2014

    Institui as Instruções Padrão de Trabalho - IPT's de rotinas atinentes às Varas de Registros Públicos do Estado de Minas Gerais.