Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Cantata de Natal

A Cantata de Natal do Tribunal de Justiça tem como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento


Publicado em 03 de Abril - 2017

 

TP_topo_pagina_Cantata de Natal 2023.png

A Cantata de Natal do Tribunal de Justiça tem como protagonistas crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento, que integram o projeto social da orquestra jovem e do coral infantojuvenil do TJMG.

O espetáculo, que presenteia os belorizontinos com uma mensagem de paz e esperança, é um instrumento de incentivo para esses jovens em situação de vulnerabilidade social. Este projeto, além de promover o aprendizado, desperta valores como responsabilidade, paz e união, sendo também uma oportunidade de inclusão social.


  • Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG apresentam o espetáculo “O Natal ao redor do mundo!”.

    Data: 8/12 (sexta-feira)
    Horário: 19h
    Local: Praça da Liberdade, 470, prédio do IEPHA 

     

     

  • Orquestra Jovem e o Coral Infantojuvenil do TJMG apresentam o espetáculo “10 anos de música... e muita história para contar!”.

    Cantata de Natal 2022

    Data: 10/12 (sábado)
    Horário: 19h30
    Local: Praça da Liberdade, 470
     

    Acesse o REPERTÓRIO.

    Programação Cantata de Natal 2022.

     

     

     

     

  •  

    Sonhar, reviver afetos, memórias e carinhos. Essa é a proposta da Cantata de Natal do TJMG para o ano de 2021.

     

    Tema

    O tema desta edição é: “A Estrela de Natal: um sonho de união”.

    O espetáculo, estrelado pelas crianças da Orquestra e do Coral Infantojuvenil do TJMG, renova nossas esperanças e sentimentos mais felizes e nobres, por meio de músicas natalinas e de outras canções que despertarão nostalgia no espectador.

     

    Exibição

    O espetáculo será transmitido diretamente da Sala Minas Gerais ( Orquestra Filarmônica de Minas Gerais) no dia 19/12, às 19h, no canal do Youtube do TJMG, YouTube.com/TJMG_Oficial.

     

  • Nesse ano de 2020 a Cantata será diferente! Aguarde!

    No ano de 2020, devido a pandemia do Covid-19, a Cantata de Natal será apresentada de uma forma diferente dos anos anteriores. Esse espetáculo que nos emociona todos os anos será exibido pelo canal do Youtube do TJMG, YouTube.com/TJMG Oficial

    Tema

    Com o tema “O Natal ao Redor do Mundo”, a Cantata de Natal do 2020 nos convida, por meio da música e tradições natalinas de diversos países, a embarcar em uma viagem ao redor do mundo, tendo como ponto de partida e chegada Minas Gerais, com referência aos seus 300 anos. Seja no Brasil - nossa terra, seja na Finlândia - terra do Papai Noel, onde praticamente é Natal o ano todo, ou no Japão - que tem uma cultura bem diferente da nossa, e a comemoração do Natal ainda é uma novidade, essa data tem o poder de nos inspirar a buscar o bem e as melhores atitudes para com o próximo. Valores esses que agora, mais do que nunca, se tornaram fundamentais diante do momento de pandemia que estamos vivenciando. Então, venha com a gente… o passe é livre, pois a música e a arte não têm fronteiras!

    Data e local

    Dia 19/12, às 19h

    Canal do Youtube do TJMG: YouTube.com/TJMGoficial

    Convites

  • No dia 14 de dezembro, às 19h, no Palácio da Justiça (Avenida Afonso Pena, 1420, Centro) as crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), mantidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), irão ocupar as escadarias e as janelas do edifício neoclássico, localizado no coração da capital mineira, entoando canções.

    Como tradição do evento do TJMG, haverá também inauguração das luzes natalinas do Palácio da Justiça e a tão esperada chegada do Papai Noel.

    Tema

    Com o tema “Nunca pare de sonhar: fé na vida, fé no homem, fé no que virá!”, a cantata 2019 apresenta mais do que tradicionais canções natalinas. Por meio de elementos da Folia de Reis, tradição folclórica que se tornou patrimônio imaterial de Minas Gerais e de um repertório com músicas que nos inspiram a refletir sobre a importância da fé como parte da vida, bem como fator que unifica o pensamento de religiões, crenças e culturas, o espetáculo promete grandes emoções nessa noite mágica no Palácio de Justiça de Belo Horizonte.

    Coral

    A Cantata de Natal 2019 reunirá um total de 260 alunos do coral e 40 da orquestra jovem. Muitos deles se encontram em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento e são o público prioritário do referido projeto.

    Frequentam as aulas de instrumento (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, clarineta, violão, flauta transversal, sax e percussão), musicalização, teoria musical, canto coral e inglês, oferecidas pela Coinj. Dentre as diversas apresentações que os grupos realizam durante o ano, a cantata é a mais aguardada. É um evento grandioso, que demanda um esforço e muita disciplina e cooperação de todos os envolvidos.

    Um momento “mágico”, no qual todo o trabalho do ano pode ser mostrado à sociedade.

    Local e data

    Dia 14/12, às 19h

    Palácio da Justiça - Sede Histórica

    Avenida Afonso Pena, 1.420

    Centro - Belo Horizonte

  • No próximo dia 08 de dezembro, às 19h30, no palácio da justiça, dezenas de crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), mantidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), irão ocupar as escadarias e as janelas do edifício neoclássico, localizado no coração da capital mineira, entoando canções.

    Durante o evento, haverá também inauguração das luzes natalinas do Palácio da Justiça e a triunfante chegada do Papai Noel.

    Tema

     

    Com o tema “Cure o mundo, faça dele um lugar melhor para você e para mim”. Este é o tema da 5ª edição do evento que conta com um repertório com músicas além das canções natalinas tradicionais, um repertório com músicas que nos levam a refletir sobre os cuidados que precisamos ter com o nosso planeta. Temas de filme - Polar Express, Rei Leão, música brasileira - Milton Nascimento, Beto Guedes e até mesmo o rock do grupo “Queen” e Michael Jackson, com “Heal the World” farão parte do espetáculo.

     

    Coral

    A Cantata de Natal reunirá um total de 140 alunos do Coral e 60 da Orquestra Jovem, muitos deles que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento e são o público prioritário do referido projeto.

    São meninos e meninas que frequentam aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais, oferecidas pela Coinj do TJMG, e que, com a cantata, podem mostrar a toda a sociedade o resultado do esforço que empreenderam, ao longo do ano, e, principalmente, o tamanho do talento que possuem.

     

    Local e data

    Dia 08/12, às 19h30

    Palácio da Justiça - Sede Histórica

    Avenida Afonso Pena, 1.420

    Centro - Belo Horizonte

     

    Exibição na Rede Minas

    Você terá uma nova oportunidade de se emocionar com a apresentação do Coral Infantojuvenil e Orquestra Jovem do TJMG.

    Com o tema “Cure o mundo, faça dele um lugar melhor para você e para mim”, a cantata será exibida na programação especial de final de ano da Rede Minas, parceira do TJMG.
     

    Não percam:

    Dia 24 de dezembro, às 20h45.

    TV aberta – CANAL 9 (VHF), CANAL 17 (UHF)

    TV a cabo – CANAL 20 (NET), CANAL 520 (NET HD), CANAL 9 (OI TV)

     

  • No próximo dia 08 de dezembro, às 19h30, no palácio da justiça, dezenas de crianças e adolescentes do Coral Infantojuvenil e da Orquestra Jovem da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), mantidos pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), irão ocupar as escadarias e as janelas do edifício neoclássico, localizado no coração da capital mineira, entoando canções.

    Durante o evento, haverá também inauguração das luzes natalinas do Palácio da Justiça e a triunfante chegada do Papai Noel.

    Tema

    Com o tema “Venha viver a magia do Natal com a Orquestra Jovem e Coral Infantojuvenil do TJMG”, a 4ª edição do evento conta com um repertório com músicas que marcaram gerações de meninos e meninas, como o tema dos filmes Harry Potter, O Mágico de Oz, Cinderela e do seriado Game of Thrones, além de canções natalinas e composições nacionais e internacionais (de Villa-Lobos a The Beatles).

    Coral

    A Cantata de Natal reunirá um total de 122 alunos do Coral e 42 da Orquestra Jovem, muitos deles que se encontram em situação de vulnerabilidade social ou vivem em instituições de acolhimento. São meninos e meninas que frequentam aulas de iniciação musical, canto coral e instrumentos musicais, oferecidas pela Coinj do TJMG, e que, com a cantata, podem mostrar a toda a sociedade o resultado do esforço que empreenderam, ao longo do ano, e, principalmente, o tamanho do talento que possuem.

    Local e data

    Dia 08/12, às 19h30

    Palácio da Justiça- Sede Histórica

    Avenida Afonso Pena, 1.420

    Centro - Belo Horizonte

  • TJMG realizou mais uma edição da Cantata de Natal.

    No dia 08 de dezembro de 2016, a partir das 19h30, o espetáculo foi apresentado pelo Coral e Orquestra Infantojuvenil da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), nas janelas e nas escadarias do Palácio da Justiça, situado à Avenida Afonso Pena, 1.420 - Centro - Belo Horizonte.

    Com o tema “o natal pelos olhos de uma criança, o espetáculo objetiva conferir visibilidade à importância da convivência familiar e comunitária para todas as crianças e adolescentes, especialmente para aquelas que sofreram violência/negligência e em situação de vulnerabilidade social.

    O coral é integrado por 123 alunos entre crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, proporcionando o desenvolvimento da personalidade, o respeito ao próximo e o desenvolvimento da organização, disciplina, pontualidade, sensibilidade e criatividade.

    O evento, que faz parte do calendário turístico da capital, marca a inauguração da iluminação especial de Natal do Palácio da Justiça.

     

     

    Álbum de Fotos

  • No aniversário de Belo Horizonte, o Tribunal de Justiça realizou a segunda edição da Cantata de Natal.


    No dia 12 de dezembro de 2015, a partir das 19h:30, o espetáculo foi apresentado pelo Coral e Orquestra Infantojuvenil da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), nas janelas e nas escadarias do Palácio da Justiça, situado à Avenida Afonso Pena, 1.420 - Centro - Belo Horizonte.


    O coral é integrado por crianças e adolescentes da Escola Estadual Dona Augusta, Escola Municipal Ulysses Guimarães e da Escola Integrada da Prefeitura de Belo Horizonte. A orquestra é formada por jovens das instituições de acolhimento da capital, da Associação Profissionalizante do Menor (Assprom) e da comunidade em geral.


    O evento, que faz parte do calendário turístico da capital, marca a inauguração da iluminação especial de Natal do Palácio da Justiça.