Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Sessão especial do "Cineclube TJ" discute violência de gênero

Filme "Histórias Cruzadas" encerrou a campanha dos 21 Dias de Ativismo


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Cineclube-TJMG.jpg
Sessão especial do Cineclube TJ encerrou a campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher no TJMG (Crédito: Pollyanna Bicalho / TJMG)

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) encerrou, nesta quarta-feira (10/12), a programação voltada à campanha 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher com sessão especial do Cineclube TJ.

Durante a campanha, foram realizadas diversas atividades de sensibilização, informação e valorização das mulheres que atuam no enfrentamento às violências doméstica e de gênero. 

O Cineclube TJ, em parceria com a Coordenadoria da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Comsiv) do TJMG, exibiu o filme Histórias Cruzadas (2011). Cerca de 40 estudantes e mulheres atendidas por instituições parceiras assistiram ao longa dirigido por Tate Taylor.

A comentarista convidada foi a coordenadora do programa Proteja Minas”, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), Maressa de Cássia Gonçalves Aguiar.

Ela destacou a importância de iniciativas que unem cultura e reflexão sobre temas sociais:

“Este Cineclube é um evento de extrema importância porque oferece a oportunidade de mulheres dialogarem sobre um tema tão relevante, que é a prevenção e o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. E o mais interessante: falar sobre isso por meio da cultura.”

Not-4---Cineclube-TJMG.jpg
A comentarista da sessão especial foi a coordenadora do programa Proteja Minas, Maressa de Cássia Gonçalves Aguiar (Crédito: Pollyanna Bicalho / TJMG)

O filme

Maressa Aguiar destacou que Histórias Cruzadas retrata a vida de mulheres negras trabalhando como empregadas domésticas no Mississippi, nos anos 1960, época de muita segregação racial. A partir do encontro dessas mulheres com uma jovem escritora branca, o filme aborda o racismo, as desigualdades e a importância de se contar a própria história.

A obra trata do racismo e da segregação racial em um contexto em que as mulheres ainda lutavam pelo reconhecimento de seus direitos e por voz na sociedade.

Participaram da sessão especial do Cineclube TJ estudantes da Escola Estadual Padre João de Mattos Almeida, no bairro Serrano, em BH; da Escola Estadual Imperatriz Pimenta, de Ibirité; além de mulheres em situação de vulnerabilidade atendidas por instituições parceiras, como o Instituto Mulheres Amadas (IMA), no bairro Novo Aarão Reis (BH), e o Abrigo para Mulheres em Situação de Rua, na Pampulha.

Not-3---Cineclube-TJMG.jpg
A jovem Geovana Couto disse que é muito importante discutir o tema da violência de gênero (Crédito: Pollyanna Bicalho / TJMG)

Para Geovana Couto, de 18 anos, foi muito relevante a discussão apresentada na sessão:

Acho importante abordar a temática da violência contra a mulher porque muitas jovens não sabem que estão sofrendo violência. Às vezes, eu mesma não sei como agir quando alguém passa por isso. Então, também estou aprendendo a ajudar.

Not-2---Cineclube-TJMG.jpg
Rosângela Maria da Silva de Jesus revelou que sofreu violência psicológica em seu casamento (Crédito: Pollyanna Bicalho / TJMG)

A integrante do IMA Rosângela Maria da Silva de Jesus, de 70 anos, disse que passou por situações de violência psicológica: 

É muito gratificante participar desse evento. Passei por violência psicológica e, depois da morte do meu marido, percebi o que vivi dentro de casa. Esse momento tem sido uma distração e um recomeço para mim. Estou voltando a gostar de mim e a me sentir bonita.

Programa Proteja Minas

O Proteja Minas é um programa da Sejusp que prevê a instalação de Unidades de Prevenção à Criminalidade (UPCs) no interior do Estado. Equipes multidisciplinares das áreas de Psicologia, Assistência Social e Direito oferecem acolhimento e orientação para prevenir a violência contra meninas e mulheres, especialmente àquelas sem histórico de violência doméstica.

O programa atua em duas frentes: nas unidades de prevenção à criminalidade, localizadas nos municípios, e em ações interinstitucionais e campanhas de sensibilização voltadas à prevenção, explicou a coordenadora Maressa Aguiar.

Cineclube TJ

O Cineclube TJ foi criado em 2003, pelo desembargador Sérgio Augusto Fortes Braga, visando incentivar magistrados, servidores e colaboradores a refletir sobre obras cinematográficas.

Em 2017, passaram a ser exibidos filmes com audiodescrição para pessoas com deficiência visual, em sessões especiais, acompanhadas de debates.

O projeto também recebe sessões temáticas como o Expresso da Infância, que visa garantir o acesso de crianças e adolescentes acolhidos institucionalmente a espaços culturais, esportivos e recreativos, promovendo a inclusão social, o fortalecimento de vínculos comunitários e a ampliação de repertórios artísticos e educacionais.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial

*