Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Juiz diretor de João Monlevade divulga realizações

Ações de gestão de pessoas e projetos são destaque


- Atualizado em Número de Visualizações:

O juiz diretor do foro da comarca de João Monlevade, Carlos Márcio de Souza Macedo, divulgou, no final do mês de outubro, o relatório das atividades dos seus primeiros 140 dias na administração do fórum local. Em parceria com os servidores, o magistrado vem desenvolvendo um trabalho de valorização dos funcionários da casa, assim como de otimização do tempo e do espaço de serviço, visando a um melhor atendimento ao cidadão.

 

As realizações são sintetizadas no projeto ANDAR – Atendimento excelente; Nada de desperdício; Dedicação total – orgulho de ser servidor; para conquistar Apoio Mútuo; e Respeito ao cidadão. Elaborado por iniciativa dos próprios funcionários, ele tem levado a equipe do fórum de João Monlevade a se empenhar em atividades de sociabilidade – como a festa junina da comarca, instalação de uma cantina no prédio e restauração do jardim.

 

Outra vertente do projeto consiste em ações de responsabilidade social e melhoria do atendimento no fórum. Desde o início da gestão do juiz, a rua em que o fórum funciona passou a contar com iluminação pública – anteriormente inexistente; o edifício também realiza, agora, coleta seletiva de lixo em todos os setores. A direção do foro reativou convênios com as faculdades de Direito da cidade, empregando atualmente uma estagiária, com expectativa de mais três, para breve.

 

O Poder Judiciário da comarca ainda reestabeleceu o convênio de “Ressocialização de recuperandos”, com o prefeito municipal, Carlos Moreira, e o delegado de polícia e diretor da cadeia pública, Edimar Paula da Silva. Esse projeto possibilita aos detentos do município trabalhar em obras públicas locais. Eles recebem ¾ do salário mínimo e suas famílias contam com uma cesta básica mensal.

 

A Central de Conciliação também foi instalada no período de gestão do magistrado. As audiências começaram no final de outubro e a coordenação dos trabalhos é do servidor Gilberto Alves Rodrigues. A expectativa é de que, com a instalação da Central, as duas varas mistas da comarca tenham pautas para a realização de outras audiências, que não os feitos de família. Além, é claro, da redução do prazo de tramitação daqueles processos na comarca.

 

Para divulgar todas essas realizações, foi criado o Informativo ANDAR, que circula mensalmente no fórum. E, ainda, levar ao conhecimento da comunidade em geral um pouco do dia-a-dia do fórum. O jornal encontra-se em sua sexta edição e é distribuído no primeiro dia útil de cada mês.

 

A comarca de João Monlevade, instalada em 4 de julho de 1978, conta com quatro varas – sendo duas mistas, uma do Juizado Especial e outra da Infância e Juventude. Seu acervo processual é de 13.689 ações. O Fórum Milton Campos, edifício-sede do Judiciário local, fica na rua São Mateus, 60, no bairro Aclimação. O telefone de contato da comarca é (31) 3852-5800.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial