
A Comarca de Paracatu passou a aderir, a partir desta sexta-feira (10/10), à Central de Processos Eletrônicos das Turmas Recursais (CPE-TR) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A solenidade de inclusão da Comarca também contou com homenagens a servidores com 30 anos de atuação no TJMG, bem como os escolhidos servidores do ano.
As cerimônias contaram com a presença do presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior; do corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; do superintendente de Saúde do TJMG, desembargador Alexandre Quintino Santiago; do juiz auxiliar da Presidência Thiago Colnago Cabral; e do secretário-geral da Presidência, Guilherme Mendes Augusto do Valle.
CPE-TR
Regulamentada pela Portaria Conjunta nº 1.545/2024, da Presidência do TJMG, a CPE das Turmas Recursais é responsável pela gestão dos processos eletrônicos, auxiliando magistrados no cumprimento de despachos, sentenças, acórdãos e julgamentos.

Assinaram o ato normativo de adesão da Comarca de Paracatu à CPE-TR o presidente Corrêa Junior, o corregedor Estevão Lucchesi e o juiz diretor do Foro da Comarca de Paracatu, José Rubens Borges Matos.
O documento está segue as diretrizes da Portaria Conjunta nº 1.643/PR/2025, que expande o projeto-piloto da Central de Processos Eletrônicos das Turmas Recursais na 1ª Instância para a localidade.
A CPE auxilia na tramitação dos processos eletrônicos e dá suporte a magistrados no cumprimento de despachos, diligências, sentenças, acórdãos e na realização de julgamentos.
Agilidade

Segundo o presidente Corrêa Junior, a adesão da Comarca de Paracatu à CPE-TR é mais um passo em benefício da agilização da tramitação de processos da Turma Recursal para a qualidade da prestação jurisdicional.
“A partir desse momento nós temos a oportunidade de comemorar que Paracatu ingressa na Central de Processo Eletrônico das Turmas Recursais. Com isso, nós tiramos trabalhos da Comarca para que os servidores e as servidoras possam se dedicar aos demais processos.”
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, ressaltou a importância da expansão da CPE para outras comarcas:
“A CPE é uma grande oportunidade de melhorar a qualidade do serviço prestado pela Turma Recursal de Paracatu, já que vai ser um serviço remoto, via Belo Horizonte, possibilitando que Paracatu, agora, cuide somente dos seus processos.”

Celeridade
O juiz diretor do Foro, José Rubens Borges Matos, destacou que “a CPE em Paracatu irá otimizar os serviços da Comarca e visa uma melhor prestação judicial”.
“Vai ser muito importante para nós termos o apoio de servidores experientes, lotados em Belo Horizonte, para nos auxiliar junto as Turmas Recursais, trazendo ainda mais celeridade.”
Fazem parte da Turma Recursal de Paracatu os juízes Gustavo Obata Trevisan, Hugo Silva Oliveira, José Rubens Borges Matos, Mateus Bicalho de Melo Chavinho, Maurício Pinto Filho e Rafael Lopes Lorenzoni.

Servidores homenageados
A cerimônia em homenagem às servidoras e aos servidores com 30 anos de atuação no Tribunal e aos servidores do ano, faz parte da 30ª Semana do Servidor, cujo tema em 2025 é “Memórias que nos Une – Memórias que Guardamos – De Encontros, Conquistas, Aprendizados e Afeto – Que nos Conectam, Inspiram e nos Fazem Seguir Juntos, Escrevendo Capítulos na História da Justiça Mineira”.
Eventos como esse serão realizados em todas as regiões do Estado, durante o mês de outubro, sendo que já foram anunciados nas Comarcas de Belo Horizonte, Divinópolis, Ipatinga, Juiz de Fora, Montes Claros e Varginha.
A cerimônia homenageou 10 servidores com 30 anos de dedicação à Corte e outros cinco eleitos “Servidores do Ano” em comarcas da região.
Reconhecimento

O presidente Corrêa Junior destacou que a “Semana do Servidor” do Tribunal de Justiça reconhece a dedicação das pessoas que atuam na Corte e que ajudam a construir o Judiciário todos os dias.
“É um momento marcante para o Tribunal comemorar com os servidores que completam 30 anos, pois é uma vida dedicada ao Poder Judiciário, e também junto aos servidores do ano que foram democraticamente escolhidos. É uma grande honra estar presente nessas solenidades.”
Para o corregedor-geral de Justiça, desembargador Estevão Lucchesi, as homenagens aos servidores “são um marco muito importante por valorizar e destacar os servidores que prestaram relevantes serviços à nossa instituição por longos anos. É um momento singular de confraternização e de reconhecimento” .
Após os discursos, os homenageados receberam um distintivo institucional e uma placa pelo reconhecimento aos 30 anos de dedicação ao serviço público no TJMG e os servidores do ano também receberam placa.
Agradecimento
Foram homenageados servidores da Comarca de Paracatu e de outras seis comarcas da região: Arinos, Bonfinópolis de Minas, Buritis, João Pinheiro, Unaí e Vazante.
Coube ao servidor Paulo César Teixeira, que trabalha na Comarca de Unaí, discursar em nome dos demais homenageados.
Emocionado, “PC”, como é chamado pelos colegas, destacou que a palavra do dia é gratidão:
“Foram anos dedicados ao Tribunal, tivemos dificuldades, aprendizados e vitórias. Então, a palavra que quero dizer é gratidão.”

Também foi feita uma homenagem à servidora Cristina Vanezi Oliveira Santana, do Fórum da Comarca de Paracatu, escolhida servidora do ano.
“Não só um reconhecimento do Tribunal a mim, mas é um reconhecimento dos meus colegas. Não é questão do título, mas é saber que eu estou sendo reconhecida por fazer o meu trabalho. É por tentar melhorar o que precisa ser melhorado no Tribunal e que a gente está conseguindo”,

Foram homenageados pelos 30 anos de serviço: Fátima Regina as Silva Valadares (Arinos); Dalila Cristina Ferreira, Emerson Moreira de Camargos, Lisiane Lottermann Vinhas e Wilson Carlos Rodrigues (Buritis); Cândida Maria Teixeira de Queiroz (Paracatu); Antônio Eustáquio de Assis, Divino Eterno da Silveira e Paulo César Teixeira (Unaí) e Sandra Gonçalves dos Santos (Vazante).
Homenageados como servidores do ano: Mariel Soares Graciano (Bonfinópolis de Minas), Nelci Aparecida de Oliveira (João Pinheiro), Cristina Vanezi Oliveira Santana (Paracatu), Josefa Agda Rocha Souza (Unaí) e Wender Corrêa Caixeta (Vazante).
O juiz diretor do Foro, José Rubens Borges Matos, disse que essa homenagem demonstra o reconhecimento dos funcionários perante a Instituição.
Veja mais fotos deste evento no Flickr
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial