Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

A magistrada Luziene Medeiros toma posse como desembargadora do TJMG

A solenidade foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno e do Órgão Especial


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-1---Posse-Des.-Luziene-Medeiros.jpg
O presidente Corrêa Junior e a nova desembargadora do TJMG, Luziene Medeiros, durante a solenidade de posse (Crédito : Gláucia Rodrigues / TJMG)

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, deu posse, nesta sexta-feira (23/5), à magistrada Luziene Medeiros do Nascimento Barbosa Lima, como nova desembargadora da Corte mineira. A solenidade foi realizada no Auditório do Tribunal Pleno e do Órgão Especial.

A desembargadora Luziene Medeiros foi promovida pelo critério de merecimento, de acordo o edital n° 9/2024 do TJMG, que disciplina a ação afirmativa de gênero para acesso das magistradas aos tribunais de 2º grau, atendendo ao disposto na resolução 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Ela irá integrar a 21ª Câmara Cível do TJMG.

"Ressalto a alegria do Tribunal de Justiça a cada vez que nós recebemos mais um desembargador ou desembargadora. Ao receber uma magistrada do quilate da desembargadora Luziene, nós estamos ganhando em experiência, humildade, compreensão e acolhimento ao próximo. Hoje, o Tribunal está em festa porque ela, certamente, dará continuidade ao trabalho de qualidade que já vem fazendo em sua longa carreira na magistratura, fazendo com que o Poder Judiciário do Estado de Minas Geais esteja muito mais próximo da população, principalmente de quem precisa", discursou o presidente Corrêa Junior, durante a solenidade de posse.

Trajetória

A magistrada nasceu em Natal (RN) e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1983.

Atuou na advocacia por nove anos e especializou-se em Ciências Penais e em Direito Empresarial. Ingressou na Magistratura mineira em 1993 e foi juíza nas Comarcas de Ponte Nova, Belo Vale, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Brumadinho, Jacinto, Alfenas, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte. Atuou, ainda, como juíza convocada no TJMG em três oportunidades anteriores.

Abaixo a magistrada revela sua expectativa de trabalho ao ser promovida a desembargadora do TJMG.

Entre maio de 2023 e agosto de 2024, a desembargadora Luziene Medeiros presidiu a Turma Recursal Exclusiva de BH, Contagem e Betim. Entretanto, interrompeu o seu mandato, que seria de dois anos, para assumir o cargo de juíza de direito auxiliar de Segunda Instância.

Perguntada sobre por que decidiu ingressar na magistratura, a empossada respondeu que foi um desejo que surgiu durante seu trabalho como advogada, e fez questão de ressaltar sua fé:

"Eu tinha esse sonho, mas eu achava uma coisa muito difícil, inatingível, que nunca iria conseguir. A minha motivação para alcançar a magistratura era ter condições de não apenas requerer justiça, eu queria executar a justiça. Eu peguei muitos casos difíceis como advogada, e, às vezes, eu pensava como ia resolver aquilo se eu fosse juíza. Então, eu não queria apenas pedir, eu queria decidir, porque eu acredito que todo magistrado recebe uma ordem de Deus", revelou.

Abaixo a desembargadora relembra uma decisão emblemática em sua trajetória.

A respeito das diferenças entre o trabalho "solitário" como juíza e as decisões colegiadas como desembargadora, a magistrada Luziene Medeiros ressaltou que há um aprendizado maior na Segunda Instância:

"As decisões de juízes são tomadas em um momento de concentração, um momento em que ele está, muitas vezes, totalmente só. Já as decisões colegiadas são muito mais interessantes porque você está acompanhado por outros colegas que podem corrigir ou, até mesmo, melhorar o seu trabalho. É um aprendizado muito grande para o magistrado exercer a função de desembargador. Você aprende com os processos que chegam, e também ouvindo os colegas e suas decisões brilhantes", comentou.

Mesa de honra

Compuseram a mesa de honra da solenidade de posse o presidente Corrêa Junior; o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o 2º vice-presidente Saulo Versiani Penna; o corregedor-geral de Justiça de Minas Gerais, desembargador Estevão Lucchesi de Carvalho; a vice-corregedora geral de Justiça, desembargadora Kárin Liliane Emmerich; a ouvidora adjunta do TJMG, Maria Luiza Santana Assunção; o desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) e presidente da Associação Nacional dos Desembargadores (Andes), Flávio Dutra; o defensor público Giovani Batista Manzo, representando a defensora pública-geral do Estado de Minas Gerais, Raquel Dias; o procurador de Justiça do Estado de Minas Gerais, Marco Antônio Borges; a presidente da Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis), juíza Rosimere das Graças do Couto; e o juiz Magid Nauef Lauar, representando a Associação Nacional dos Magistrados Estaduais (Anamages), entre outros.

Confira mais imagens da posse da desembargadora Luziene Medeiros no Flickr do TJMG.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial