
O 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Marcos Lincoln dos Santos, reuniu-se, nesta segunda-feira (12/5), com servidoras do Centro de Aperfeiçoamento Gerencial de Segunda Instância (Ceagesi) e gestores dos cartórios da 2ª Instância.
O objetivo do encontro foi abrir um canal de diálogo para ouvir sugestões dos representantes das unidades cartorárias visando ao desenvolvimento de novas iniciativas pelo Ceagesi.
Durante a reunião, foram apresentadas e debatidas propostas de aprimoramento do Desdobramento do Planejamento Estratégico (DPE) nos cartórios, além de ideias voltadas à melhoria da gestão nas unidades.
Para o desembargador Marcos Lincoln dos Santos, o diálogo contínuo com os gestores é essencial para o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.
"Ouvimos com atenção as sugestões dos gestores porque acreditamos que as melhores soluções surgem da colaboração direta com quem vivencia o dia a dia do trabalho cartorário.”
A gestora do Ceagesi, Margarete Gandra, ressaltou a importância de ouvir e valorizar os servidores.
“Quando os gerentes percebem que suas opiniões são levadas em conta e que participam ativamente da construção e da avaliação das diretrizes e ferramentas de gestão, observa-se um aumento significativo no engajamento e no senso de pertencimento. Sentir-se ouvido transforma o gerente de um mero executor em um agente proativo na melhoria contínua do sistema de justiça, potencializando a busca por soluções inovadoras dentro de suas unidades”, destacou.
Daniela Péret Figueiró, gerente do Cartório da 9ª Câmara Criminal, saiu otimista com a reunião.
“A abertura com a 1ª Vice-Presidência está sendo muito importante para nós. Desta forma poderemos contribuir com a formulação dos setores. Sem dúvidas é uma iniciativa válida e todos estão satisfeitos com esse diálogo”, afirmou.
Presenças
O grupo de trabalho de gerentes de cartórios foi representado por Fernando Mello, do cartório da 9ª Câmara Cível; Thiago Fonseca Ferreira, do cartório da 3ª Câmara Cível; Mateus de Oliveira Pessôa, do cartório da 8ª Câmara Criminal; Maria Cristina de Carvalho, do cartório da 7ª Câmara Criminal; Ada Orlandi Malvicino Vieira, do 2º Cartório de Recursos a Outros Tribunais; Fábio de Morais, gerente do cartório da 7ª Câmara Cível. Participaram também as servidoras do Ceagesi, Patrícia Melillo e Rosane Bastos.
Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial