Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

TJMG promove live sobre gestão de arquivos digitais

Ação abordou a plataforma Hipátia e a preservação de acervos do Judiciário


- Atualizado em Número de Visualizações:
Not-3---Projeto-RDC---A-Experiencia-do-TJMG-com-o-modelo-Hipatia.jpg
Experiência de sucesso da adoção do Hipátia no TJMG foi compartilhada em live (Crédito: Reprodução Internet / TJMG)

Uma parceria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), dentro das ações do projeto “Preservação do Acervo Arquivístico Digital do TJMG”, resultou na live “RDC-Arq: a experiência do TJMG com o Modelo Hipátia”, realizada no dia 7/10. O público girou em torno de 180 pessoas.

O evento, voltado a instituições do Sistema de Justiça, magistrados, servidores e colaboradores, abordou a implantação do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) no Judiciário estadual mineiro, discorrendo para possíveis interessados em adotar o sistema sobre as etapas de contratação, planejamento e implementação do RDC-Arq.

O Hipátia é um modelo de preservação para repositórios arquivísticos digitais confiáveis que atende a requisitos do Conselho Nacional de Arquivos na manutenção da cadeia de custódia. A proposta também é utilizada pelo Arquivo Nacional, pelos Tribunais de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) e de Rondônia (TJRO) e por 24 Tribunais Regionais do Trabalho, tendo sido desenvolvida em 2018, com a finalidade original de migrar para o meio eletrônico o Diário Judiciário do TJDFT.

Participaram da atividade equipes da Diretoria Executiva Gestão da Informação Documental (Dirged) da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), da Diretoria Executiva de Tecnologia da Informação e Comunicação (Dirtec) do TJMG e do IBICT. O conteúdo pode ser acessado pelo canal do Instituto no YouTube. 

Acessibilidade e estratégia

O 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani Penna, salientou a importância da iniciativa, que poderá auxiliar outros órgãos do Poder Judiciário a viabilizar iniciativas semelhantes fornecendo informações qualificadas e nascidas da vivência prática.

“O Tribunal de Justiça de Minas Gerais tem avançado de forma consistente na construção de uma política sólida de preservação digital. Esse esforço reflete o compromisso da instituição com a modernização, a transparência e a memória do Poder Judiciário. A parceria com o IBICT representa um marco nesse processo, ao unir conhecimento técnico e visão estratégica para garantir que o acervo de guarda permanente digital do Tribunal seja mantido de forma segura, íntegra e acessível a longo prazo.”

Not---Congresso-Tecnologia-Inteligencia-Artificial-8-Des-Saulo-Versiani-Penna.jpg
O desembargador Versiani Penna frisou a relevância da parceria com o IBICT (Crédito: Juarez Rodrigues / TJMG)

Ainda segundo o magistrado, mais do que uma iniciativa interna, trata-se de um projeto que busca inspirar e fortalecer outros tribunais, promovendo a troca de experiências e a consolidação de práticas sustentáveis na gestão documental.

“Com esse trabalho, o TJMG reafirma seu papel de protagonismo e cooperação, contribuindo para que a Justiça brasileira avance de maneira integrada e preparada para os desafios do ambiente digital.”

Preservação da história

Para o diretor executivo da Dirged, Thiago Doro, a ação demonstra uma cooperação produtiva e benéfica para toda a sociedade.

“Preservar os documentos é preservar a memória, pois o que se perde no papel se apaga na história. Em parceria com o IBICT, o TJMG reafirma o compromisso não apenas com o fortalecimento interno da Gestão Documental, mas também com a disseminação do conhecimento e a possibilidade de recrutamento dessa experiência para os outros tribunais.”

Not-2---Projeto-RDC---A-Experiencia-do-TJMG-com-o-modelo-Hipatia.jpg
Live abordou etapas de implantação de plataforma Hipátia no TJMG (Crédito: Reprodução internet / TJMG)

Segundo a gerente de Arquivo e Gestão Documental e de Gestão de Documentos Eletrônicos e Permanentes (Gedoc) do TJMG, Simone Meireles, o compartilhamento do modelo bem-sucedido e das boas práticas efetivadas representa ganho de tempo e eficiência no uso de recursos públicos.

“O que estamos entregando hoje não é apenas um sistema, é a garantia de integridade, autenticidade e acesso do nosso acervo digital.”

Not-4---Projeto-RDC---A-Experiencia-do-TJMG-com-o-modelo-Hipatia.jpg
Experiência do TJMG permitirá ampliação de alcance de plataforma (Crédito: Reprodução Internet / TJMG)

Na avaliação da diretora executiva da Dirtec, Alessandra Campos, é importante que as áreas se apoiem, em vista de um objetivo que transcende a própria instituição e chega às próximas gerações: “A missão da TI vai além da sustentação, pois é preciso garantir que todo acervo digital continue íntegro e acessível no futuro.”

A coordenadora de Gestão de Documentos Eletrônicos (Cogede), Bárbara Wacha, salientou que a troca de experiências é gratificante, pois coroa um processo de escolha e adoção do sistema que permitiu a oferta dessa expertise a outros interessados.

Not-1---Projeto-RDC---A-Experiencia-do-TJMG-com-o-modelo-Hipatia.jpg
Parceria entre áreas foi fundamental para adoção do modelo Hipátia no TJMG (Crédito: Reprodução internet / TJMG)

“Esse projeto nasceu do nosso compromisso de fortalecer a gestão documental no Poder Judiciário. Desde 2018, quando começamos a discutir os impactos da transformação digital e da obsolescência tecnológica, o TJMG Gerais tem buscado garantir a preservação, autenticidade e acesso aos seus documentos eletrônicos.”

IBICT

O diretor do IBICT, Tiago Braga, salientou a importância de trocas que impulsionem o conhecimento e o desenvolvimento.

“A construção da ciência como ferramenta para propor soluções aos problemas da sociedade é algo atípico, e nem sempre é fácil acreditar nela, devido ao seu ritmo naturalmente lento. Encontrar uma instituição que compreenda e apoie esse avanço representa uma situação ideal, pois abre a possibilidade de progresso para toda a sociedade. Com esse projeto, agora é a vez de o TJMG colocar o seu tijolo no muro da ciência.”

Segundo o coordenador-geral de Tecnologias de Informação e Informática e do Modelo de Preservação Digital Hipátia, Alexandre Oliveira, a colaboração entre órgãos e instituições também serve de exemplo:

“A parceria entre o IBICT e o TJMG, uma cooperação público-público, tem promovido o compartilhamento de recursos, conhecimentos e práticas, resultando em otimização de recursos, troca de experiências e aprimoramento técnico, e se consolidando como um exemplo de colaboração eficiente e duradoura entre órgãos públicos.”

Compareceram à live, ainda, a arquivista da Cogede Nádia Dévaki; o gerente de Sistemas Administrativos (Gesad) do TJMG, Rogério Massensini; o arquivista e pesquisador Sérgio Nogueira, do IBICT; e o pesquisador Marcelo Brondani, também do IBICT.

Diretoria Executiva de Comunicação – Dircom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG
(31) 3306-3920
imprensa@tjmg.jus.br
instagram.com/TJMGoficial/
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial
tiktok.com/@tjmgoficial