Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Monte Azul discute bullying nas escolas

Palestram visam conscientizar comunidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

Em Monte Azul, cidade localizada a 670 km ao norte de Belo Horizonte, a juíza Pollyanna Lima Neves promoveu palestras sobre a prática do bullying em duas escolas. A palestra na Escola Tancredo Neves contou com um público de aproximadamente 300 pessoas e na Escola Estadual de Monte Azul com 500 pessoas. O evento fez parte do programa Justiça na Escola, idealizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

 

As palestras foram focadas em dois temas: bullying e violência na escola. A juíza conceituou a prática do bullying, falou sobre como identificar o agressor e como a vítima pode buscar ajuda. Ela enfatizou "a responsabilidade daqueles que praticam atos infracionais contra os colegas, as consequências desses atos de agressão, as responsabilidades e as formas de punição".

 

A magistrada explicou ainda sobre a importância de se denunciar esses comportamentos e esclareceu que as possíveis vítimas devem procurar a ajuda dos pais, professores, diretores, Conselho Tutelar, delegacia, Promotoria de Justiça e Justiça. "Os alunos se mostraram bastante interessados e questionaram bastante, sanando dúvidas", avaliou Pollyanna Lima Neves.

 

Programa

 

O programa do CNJ tem como objetivo aproximar o Judiciário das instituições de ensino do país para combater e prevenir os problemas que afetam crianças e adolescentes. O programa abrangeu uma série de palestras realizadas durante a Semana do Juiz na Escola, de 18 a 22 de outubro. Participaram do evento magistrados, diretores e professores de escolas públicas e privadas, defensores públicos, promotores, entre outros.

 

No Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) o programa esteve sob a responsabilidade da Coordenadoria da Infância e da Juventude (Coinj), que tem como superintendente o desembargador Antônio Sérvulo.


Bullying

 

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = "valentão") que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais, físicas ou psicológicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente. Essas atitudes são exercidas por um ou mais indivíduos causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa. A vítima fica sem possibilidade ou capacidade de se defender e se isola. O bullying é realizado numa relação desigual de forças ou poder e está muito presente no meio estudantil.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial