Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Presidente é paraninfo de turma de curso de gestão estratégica da Polícia Militar

Pedro Bitencourt Marcondes destacou a importância da atuação dos policiais na solução de conflitos


- Atualizado em Número de Visualizações:

O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Pedro Bitencourt Marcondes, participou nesta sexta-feira, 28 de novembro, de solenidade de formatura na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Sargentos (EFAS), em Belo Horizonte. Ele foi o paraninfo da 2ª turma do Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública, composta por tenentes-coroneis e majores da PM. O curso é pré-requisito para promoção ao último posto da carreira - o de coronel.


Em seu pronunciamento, o desembargador Pedro Bitencourt Marcondes ressaltou que policiais e bombeiros militares, assim como magistrados, integrantes do Ministério Público e defensores públicos, estão entre os profissionais acionados em casos de conflito, perigo ou violência, não sendo raras as vezes em que a sua atuação implica algum tipo de risco.

 

Ressaltou também que se há vocação, amor à carreira, existe a certeza do trabalho bem feito, movido pelo ideal de São Francisco de Assis, de ser instrumento da paz: de levar perdão onde houver ofensa; de levar união onde houver discórdia; de levar verdade onde houver erro; de levar esperança onde houver desespero; de levar luz onde houver trevas.

 

Solução de conflitos


Ainda em seu discurso, o presidente do TJMG destacou que os métodos consensuais de solução de conflitos são essenciais para que seja instaurada uma nova ordem, em que falar, escutar e acordar sejam práticas comuns à vida em comunidade. Desenvolvidas essas habilidades, os profissionais da Justiça e da Segurança somente se incumbirão de casos pontuais, em que sua atuação for, realmente, necessária, completou o desembargador presidente.

 

Elogiou a realização de mais este Curso de Especialização em Gestão Estratégica de Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar, iniciativa que vem confirmar a seriedade dos oficiais da Polícia Militar de Minas Gerais e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado.

 

Representando os formandos, o tenente-coronel Linhares destacou a oportunidade de estar junto a docentes do mais alto gabarito, privilégio de poucos que buscam o crescimento profissional: “Tivemos a oportunidade de, com eles, trocar experiências, expor nossas ideias, ouvir as ideias dos mestres, encarar a realidade e discutir possíveis soluções para a urgência da segurança pública brasileira”.

 

Expressou a honra da turma com a escolha do paraninfo, desembargador Bitencourt Marcondes, que vem contribuindo de maneira valorosa e indispensável com a Polícia Militar de Minas Gerais. “Seus afilhados o têm na mais alta estima e consideração”, enfatizou.

 

O curso, latu sensu, foi realizado em conjunto com a Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Com duração de nove meses, constou de duas etapas – aulas teóricas presenciais e pesquisa científica. Dos 25 formandos, três são majores e 22, tenentes-coronéis. Desses, dois são tenentes-coroneis do Corpo de Bombeiros Militar. A convocação para participação do curso foi pelo critério antiguidade.

 

A solenidade foi prestigiada por diversas autoridades civis e militares.

 

Para ver mais fotos do evento acesse nosso Flickr.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial