Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Imagens da Justiça aborda universo de pacientes judiciários

Mostra fotográfica reúne registros marcados por sensibilidade


- Atualizado em Número de Visualizações:

Crime e Saúde Mental é o tema da mostra de fotografias que integra o programa Imagens da Justiça, idealizado pela Assessoria de Comunicação (Ascom), por meio do Centro de Imprensa do TJMG. A exposição está na sede do projeto Novos Rumos do TJMG, rua Rio de Janeiro, 741, 22º e 23º andares, Centro, Belo Horizonte.

 

A mostra, que possui característica itinerante, já percorreu a Galeria de Arte do Fórum Lafayette, as Unidades Raja Gabaglia e Goiás do TJMG, pode ser visitada até 15 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

 

O objetivo é difundir as boas práticas do Judiciário. A primeira exposição foi realizada, em agosto de 2013, concomitantemente com o Seminário Judiciário para Comunicadores – Crime e Saúde Mental. A intenção agora é levar as obras para comarcas do interior de Minas e tribunais de outros estados.

 

A exposição é resultado do trabalho dos fotógrafos Marcelo Albert, Renata Caldeira e Soraia Costa, da Ascom. Eles retrataram o dia a dia de pessoas assistidas pelo Programa de Atenção Integral ao Paciente Judiciário Portador de Sofrimento Mental (PAI-PJ) do TJMG.

 

Composta por 18 imagens em grande formato, a exposição apresenta cinco pacientes judiciários que aceitaram o desafio de serem fotografados para a primeira edição do Imagens da Justiça. Os fotógrafos tiveram o apoio dos psicólogos e assistentes sociais do PAI-PJ, que acompanham os pacientes judiciários para as demandas pontuais de suas vidas.


PAI-PJ

Instituído em 2004, o Programa PAI-PJ é responsável pelo acompanhamento dos processos judiciais com indicativos de incidente de insanidade mental ou já sentenciados com medida de segurança, auxiliando o juiz na aplicação e na execução da penalidade e na promoção da inserção social do sentenciado. O trabalho de inserção é desenvolvido por meio do estudo de cada caso, considerando a singularidade clínica, social e jurídica, com o intuito de apoiar o paciente judiciário em sua reconstrução dos laços com a família, a comunidade e o território social.

 

Para ver mais fotos desta mostra, acesse o Flickr do TJMG.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial