Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Adolescentes da Comarca de Santos Dumont brilham em jogos escolares

Jovens participam de projeto social idealizado por juiz que foi titular da Vara da Infância e da Juventude da comarca


- Atualizado em Número de Visualizações:

Um grupo de adolescentes assistidos pela Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Criap) da Comarca de Santos Dumont recebeu oito das dez medalhas em disputa nos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizados na cidade de Lavras, entre os dias 11 e 16 de julho. A competição contou com a participação de cerca de 4.500 alunos, de 962 escolas públicas e privadas, representando 292 municípios.

 

Diante do êxito dos alunos, quatro dos assistidos pela Criap foram selecionados para participar dos Jogos Escolares da Juventude, evento estudantil esportivo que é considerado o maior do Brasil e será realizado em João Pessoa, em setembro.

 

A Criap foi fundada em 2008 pelo então juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santos Dumont, Jander Maurício Brum, com o objetivo de fomentar a prática esportiva para retirar crianças e adolescentes da ociosidade e transmitir valores de cidadania, éticos e morais. O badminton, esporte adotado pela associação para o trabalho com os jovens, foi uma das modalidades dos jogos escolares em Lavras e envolveu a participação de 160 estudantes mineiros.


Com a aposentadoria do juiz idealizador da iniciativa, os demais magistrados da comarca continuam incentivando o projeto. Entre eles, um apoiador é o juiz da Vara de Execuções Criminais, Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, que ressalta a importância do esporte para a formação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

 

Considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo, o badminton requer muita concentração e velocidade. É semelhante ao tênis, mas nele a bola é substituída por uma peteca. O objetivo do competidor é fazer a peteca tocar a quadra adversária – aquele que a deixar cair dentro do seu lado da quadra ou rebatê-la para fora perde a jogada.

 

Penas pecuniárias

 

A Criap tem suas atividades financiadas por penas pecuniárias. Nos termos do Provimento Conjunto 27/2013 do TJMG/CGCMG e da Resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os valores arrecadados com a aplicação da pena de prestação pecuniária, objeto de transações penais e sentenças condenatórias, poderão ser utilizados pelo juízo da execução para melhoria do sistema prisional de sua área de jurisdição e também para contemplar projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e idosos.

 

O projeto social atende hoje, em média, a 120 crianças e adolescentes na comarca, que é composta pelos Municípios de Santos Dumont, Aracitaba, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes e Paiva, além dos Distritos de Conceição do Formoso, Dores do Paraibuna, Mantiqueira e São João da Serra. As atividades acontecem no espaço físico do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, por meio de parceria firmada com a instituição.

 

Assessoria de Comunicação Institucional - Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais - TJMG
(31) 3306-3920

imprensa@tjmg.jus.br
facebook.com/TJMGoficial/
twitter.com/tjmgoficial
flickr.com/tjmg_oficial